Siga o OTD

Basquete

Liga Ouro terá recorde de participantes em 2018

Liga Ouro 2018 terá recorde de participantes em 2018
Divulgação/FPB

Com número recorde de participantes, quinta edição da Divisão de Acesso do NBB, a Liga Ouro, terá Corinthians e voltas de Macaé e São José.

A Liga Ouro terá um recorde de participantes em 2018. Nesta terça-feira (19), na sede da Liga Nacional de Basquete, em São Paulo (SP), foi realizada a reunião de planejamento da competição e nove equipes de seis Estados diferentes foram confirmadas na disputa da Divisão de Acesso ao NBB.

A quinta edição da Liga Ouro terá início no dia 26 de fevereiro, e seu término acontecerá em meados do mês junho. O grande campeão da Divisão de Acesso receberá o direito de disputar o NBB na temporada 2018/2019. As nove equipes inscritas são: APAB Blumenau (SC), A. D. Brusque (SC), Brasília Basquete (DF), Cerrado Basquete (DF), APVE/Londrina (PR), Associação Macaé de Basquete (RJ), Sport Club Corinthians Paulista (SP), São José dos Campos (SP) e Unifacisa Paraíba (PB).

O grande destaque entre os participantes fica por conta do Sport Club Corinthians Paulista, que retoma a equipe de basquete profissional depois de 22 anos. A equipe será a primeira da capital paulista a disputar a Divisão de Acesso ao NBB. Nesta segunda-feira (18), o Corinthians confirmou a contratação do primeiro profissional que vai compor o projeto: o técnico Bruno Savignani.

“É uma satisfação muito grande poder resgatar o basquete profissional do Corinthians depois de 22 anos, não só pelo clube mas por uma grande quantidade de torcedores de basquete que temos. Nossa ideia é formar um projeto de médio a longo prazo e queremos muito essa vaga no NBB. Vamos etapa por etapa e formaremos uma equipe bastante competitiva para essa Liga Ouro”, disse o diretor de esportes terrestres do Corinthians, Adilson Mendes.

Vice-campeão do NBB 2011/2012, o time da cidade São José dos Campos (SP) também foi confirmado na disputa e tentará voltar à elite do basquete brasileiro. Com grande tradição na modalidade, a equipe disputou as oito primeiras edições do NBB e, além da final, chegou duas vezes às semifinais.

“A LNB vive um momento muito interessante e para São José, que é um dos fundadores, poder retornar é muito positivo voltar em uma Liga Ouro que está bastante encorpada. O número de equipes praticamente dobrou, temos times que já jogaram o NBB e será um campeonato muito disputado”, disse Inácio Messias, diretor do São José Basketball.

Quem também está de volta ao certame nacional é o Macaé Basquete, que disputou quatro temporadas do NBB entre 2013 e 2017. Outra praça tradicional, a capital federal Brasília será representada por duas novas equipes: Basquete DF e Cerrado Basquete.

Campeão da última Super Copa Brasil, o Unifacisa (PB) também teve sua participação confirmada e será a segunda equipe do Nordeste a disputar a Liga Ouro – a primeira foi o Sport Club do Recife, nas três primeiras edições da competição.

Em relação aos participantes da última edição, AD Brusque (SC) e APAB Blumenau (SC) seguem no quadro e representarão a região Sul ao lado do APVE/Londrina (PR), que será um dos estreantes na Liga Ouro. A cidade paranaense disputou a edição 2009/2010 do NBB CAIXA e também retorna ao cenário nacional.

Fórmula de disputa sofre mudanças

Com o aumento no número de participantes, a fórmula de disputa da Liga Ouro teve algumas alterações. Os nove times se enfrentarão em turno e returno simples – nas edições anteriores, as equipes duelavam quatro vezes na fase de classificação – e os seis primeiros colocados avançam aos playoffs.

Os dois melhores se classificarão direto às semifinais, enquanto que de terceiro a sexto colocados disputarão as quartas de final, em uma melhor de três jogos. Já as semifinais e a grande decisão serão disputadas em uma melhor de cinco partidas, com o time de melhor campanha fazendo os Jogos 1, 2 e o possível 5 em casa.

Mais em Basquete