Siga o OTD

Basquete

Americanos decidem, Mogi vence Bauru e lidera o NBB

Em duelo equilibrado, decidido no fim pelos americanos Shamell e Tyrone, o Mogi venceu o Bauru e assumiu a liderança provisória do NBB

Como de costume, Mogi das Cruzes e Bauru Basket fizeram uma partida extremamente intensa e equilibrada. Depois de 40 minutos de muita disputa quem levou a melhor foi o time mogiano, pelo placar de 72 a 69, em duelo do NBB 2017/2018 realizado neste sábado (16/12), no Ginásio Hugo Ramos

Tyrone teve sua melhor atuação na temporada e foi o cestinha da partida, com 21 pontos (4/7 nos arremessos de quadra e 11/13 nos lances livres). Já Shamell marcou 20 e a dupla totalizou 58,5% dos pontos da equipe no jogo. No último quarto, os norte-americanos anotaram 15 dos 21 pontos marcados pelo Mogi.

Agora, com oito vitórias em nove jogos, Mogi assumiu a ponta de tabela de classificação. No entanto, a equipe pode voltar ao segundo lugar caso o EC Pinheiros vença o Vitória, em partida que também acontecerá neste sábado, às 19 horas, em São Paulo. Caso volte a ser vice-líder, Mogi terá a chance de chegar ao primeiro lugar nesta quarta-feira, quando fará um confronto direto na briga pela liderança da competição com o Pinheiros. O duelo acontecerá às 19h30, no Ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista.

Com a vitória do Flamengo sobre o Minas na sexta, o Bauru tinha pulado para a quarta colocação do NBB. Mas, com a derrota deste sábado, os atuais campeões voltaram para o quinto lugar, com campanha de cinco vitórias em oito jogos (62,5% de aproveitamento). O próximo desafio do time bauruense será diante do Flamengo, terceiro colocado. A partida acontecerá na quinta-feira (21), na cidade de São Carlos, às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook. A equipe ainda cumpre pena por conta de incidentes nos playoffs da última temporada e por isso não atuará no Panela de Pressão.

Três jogadores tiveram boas atuações pelo Bauru neste sábado. Com 19 pontos, o pivô Hetthseimeir foi o cestinha da equipe, seguido por Renan, que marcou 13 pontos e ainda garantiu oito rebotes. Já o ala lituano Osvaldas Matulionis deixou a quadra com um duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes.  Bauru atuou mais uma vez desfalcado do armador norte-americano Kendall Anthony, que está de fora por conta de uma amigdalite. A equipe também não conta com o pivô Maikão, que sofreu uma fratura na mão e volta apenas em janeiro, e o ala/armador Gui Santos, que perderá toda a temporada por conta de uma lesão no joelho.

Com ótimo início de Shamell e Tyrone, Mogi dominou os minutos iniciais e abriu 15 a 4 de frente. Ainda no primeiro quarto, Bauru reagiu e deixou a diferença em apenas seis pontos. No segundo período, os donos da casa novamente abriram boa vantagem, mas os visitantes tiveram bom desempenho no final da parcial e cortaram o prejuízo para apenas quatro pontos (33 a 29).

Na volta do intervalo, Jimmy brilhou e marcou oito pontos praticamente seguidos, com direito a linda jogada com Larry Taylor (vídeo abaixo). Responsável por limitar o rival Alex Garcia a apenas cinco pontos, o camisa 18 ainda contribuiu com 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências.

A partida seguiu acirrada durante todo o segundo tempo, mas sempre com Mogi à frente no placar. Durante o terceiro quarto, a diferença chegou novamente na casa dos dez pontos, mas rapidamente Bauru encostou e o jogo chegou ao último período com as equipes separadas por seis pontos (51 a 45).

Logo no início da parcial final, Bauru perdeu o ala/pivô Renan Lenz, até então cestinha da equipe, com cinco faltas. Pouco tempo depois foi a vez de Shilton ser eliminado com cinco faltas. Do lado mogiano quem deixou a quadra mais cedo por conta das faltas foi Caio Torres, que voltou de lesão e teve quatro pontos e quatro rebotes em 11 minutos.

Restando pouco mais de um minuto para o fim do jogo, Duda acertou bola de três de muito longe e cortou a diferença para dois pontos. No lance seguinte, Shamell sofreu falta e converteu dois lances livres para praticamente selar a vitória mogiana. Depois, Tyrone também acertou dois lances livres e deu números finais ao jogo.

“Foi um grande jogo, entre duas equipes de muita qualidade. Nossa intenção é terminar o ano, antes da pausa para as festas, em primeiro e hoje foi uma vitória muito importante. Conseguimos jogar bem nas horas importantes e vencemos. Agora é descansar bastante para o jogo contra o Pinheiros”, disse Shamell.

“Quando a gente joga contra Bauru, que é um time bom e o atual campeão, sempre é uma briga boa. O nosso coletivo hoje foi muito bom. Eu fui bem também, mas a vitória é mais importante para mim, com dois ou 30 pontos”, afirmou Tyrone.

“Cometemos erros em alguns momentos que não podemos, como nos lances-livres, por exemplo. Encarar Mogi, na casa deles, sempre é difícil. Não podemos deixar o outro time abrir perdendo chances de encostar”, disse o comandante bauruense Demétrius Ferraciú.

Esta foi a quinta vitória do Mogi em cinco partidas disputadas em seu ginásio na temporada. Nas últimas três edições do NBB, a equipe teve ótimo aproveitamento jogando ao lado de sua torcida e venceu 33 dos 43 jogos que fez no Ginásio Hugo Ramos na fase de classificação.

 

Mais em Basquete