Siga o OTD

Basquete

Na prorrogação, bola de três de Gegê faz Minas vencer o Caxias

Orlando Bento / Minas Tênis Clube

Em partida emocionante, armador Gegê decide tanto para levar o jogo para a prorrogação quanto para garantir a vitória do Minas sobre o Caxias pelo NBB

Não há como descrever a partida entre Minas Tênis Clube e Banrisul/Caxias Basquete sem antes falar do armador Gegê. Com uma atuação para lá de decisiva, o atleta levou a equipe mineira a uma dramática vitória na prorrogação, por 86 a 84, em duelo do NBB 2017/2018 realizado na noite desta terça-feira (28/11), na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG).

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB

Decisivo é pouco: Com quatro segundos para o fim do último período, o Caxias abriu três pontos após Cafferatta converter dois lances luvres. Sem ter tempo para pedir, o Minas saiu do fundo da quadra, Gegê recebeu a bola e sofreu falta no ato do arremesso. Mostrando muita frieza, o armador acertou os três lances livres e levou o jogo para a prorrogação.

Fala aí: “Sempre ouço nas transmissões do SporTV que lance livre ganha jogo (risos) e hoje foi isso que aconteceu. Estava muito concentrado e isso é fruto de muito treino. Eu imaginava que eles viriam para a falta e quando senti o contato já fui para o arremesso. É um pouco de ‘malandragem’, mas faz parte do jogo”, disse Gegê, que poucos segundos antes havia convertido bola de três pontos para recolocar o Minas no jogo.

Decisivo é pouco (2): Restando 23 segundos para o término da prorrogação, o time gaúcho vencia por um ponto (84 a 83). Foi então que a estrela de Gegê brilhou ainda mais e, após assistência de Roquemore, o camisa 19 converteu arremesso de três pontos e deu números finais ao jogo (86 a 84).

Fala aí (2): Tem que ser enaltecido o trabalho de todo o time que não abaixou a cabeça depois de os caras virarem o jogo no último quarto. Acreditamos em um jogo que parecia perdido e foi uma vitória muito importante, não só pelo resultado em si mas também pela moral da equipe. Estão todos de parabéns”, exaltou o herói do jogo, que saiu de quadra com um total de 14 pontos, seis assistências e seis rebotes.

Põe na conta: O Minas chegou à quarta vitória em cinco jogos disputados e subiu para a terceira posição, atrás somente dos invictos Mogi das Cruzes/Helbor e EC Pinheiros. Já o Caxias sofreu sua segunda derrota e caiu para o sexto lugar, agora com campanha de 50% de aproveitamento.

Boas participações: Dando sequência a seu ótimo início de temporada, o pivô Wesley foi o cestinha do Minas, com 20 pontos. Já o norte-americano Billy Rush teve sua melhor atuação pela equipe mineira e deixou a quadra com 16 pontos e nove rebotes. Ambos com ótimos aproveitamentos nos arremessos, os jogadores tiveram 23 e 22 pontos de eficiência, respectivamente.

Segue brilhando: Cauê Borges fez apenas seis pontos nos três primeiros quartos. Mas, no último período e na prorrogação, o ala/armador cresceu de produção e foi o cestinha do jogo, com um total de 21 pontos, além de anotar oito assistências, seis bolas recuperadas e cinco assistências. Maior pontuador do NBB até o momento, o jogador tem média de 20,1 pontos por jogo na competição.

Alta produção: A pontuação do time gaúcho ficou concentrada em cinco jogadores. Além de Cauê Borges, a equipe contou com bom desempenho de Alex Oliveira, com 18 pontos, de Cauê Verzola, que marcou 16, e Cafferatta e Marcão, com 12 e 11, respectivamente. O quinteto registrou 78 dos 84 pontos da equipe na partida.

Fala aí: “Tivemos a chance de matar o jogo e não conseguimos. Fomos buscar um jogo desfavorável e tivemos nossos méritos, mas basquete é isso e uma bola que cai um um passe errado decide o jogo. O mais importante agora é termos maturidade para aprender com os erros que tivemos no fim e seguir trabalhando. Uma vitória pode fazer toda a diferença em um NBB tão equilibrado e vai ser uma derrota que vai doer bastante”, lamentou o armador Cauê Verzola.

Jogo movimentado: Com um ótimo começo de jogo, o Minas precisou de apenas cinco minutos para construir uma vantagem de 12 pontos (16 a 4). Mas o Caxias reagiu e equilibrou a partida ainda no primeiro quarto. Com boas participações de Cauê Verzola e Alex, os gaúchos fizeram uma corrida de 16 a 6 e cortaram a diferença para apenas dois pontos (22 a 20).

E teve mais: Dando sequência a sua reação, o time visitante virou o jogo logo no início do segundo período, após Marcão converter bola de três pontos (26 a 24). Só que depois disso só deu Minas e a equipe não só retomou a liderança como foi para o intervalo com 11 pontos de frente (44 a 33).

Trio quente: Para vencer o segundo quarto por 22 a 13, o Minas contou com um aproveitamento espetacular nas bolas de três pontos de Roquemore, Wesley e Jefferson. Após a virada dos gaúchos, os três jogadores converteram cinco arremessos seguidos de três e recolocaram a equipe em vantagem. Depois, Roquemore ainda acertou mais uma e o trio fechou o período com seis bolas de três – duas de cada –, com 100% de aproveitamento.

Foi buscar: Durante todo o terceiro quarto e o início do último, o Minas se manteve em vantagem. Só que o Caxias não se entregou e, após uma corrida de 14 a 2, chegou a abrir sete pontos de frente, com pouco mais de três minutos para o fim (70 a 63).

Emoção de sobra: Com 38 segundos para o fim, a vantagem dos visitantes estava em cinco pontos (73 a 68). Depois de uma rápida reposição de lateral, Gegê acertou bola de três e cortou para dois pontos (73 a 71). Na sequência, Cauê Borges sofreu falta e colocou os gaúchos com 75 a 71 de frente.

Mais emoção: Em outra rápida jogada, Gegê achou Audrei na zona morta e o camisa 22 converteu arremesso de três para deixar a diferença em um ponto (75 a 74). Cafferatta foi a linha dos lances livres e deixou a vantagem gaúcha em três pontos. Foi então que Gegê chamou a responsabilidade e, após sofrer falta, acertou os três lances livres para levar o jogo à prorrogação.

Final dramático: Na reta final do tempo extra, Cauê Borges realizou linda enterrada seguida de falta e colocou Caxias três pontos na frente. Logo no ataque seguinte, Wesley converteu dois pontos e cortou a vantagem. Então, depois de erros dos dois ataques, Gegê coroou sua atuação decisiva e deu números finais ao jogo com arremesso de três pontos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete