Siga o OTD

Basquete

Minas vence Botafogo, chega à 3a vitória e entra no G-4 do NBB

NBB

O Minas Tênis Clube está firme no G-4 da décima edição do NBB. Em partida isolada na tarde deste sábado (25), na Arena Minas, em Belo Horizonte, o time controlou o Botafogo, levou a melhor por 74 a 56 e acumulou sua terceira vitória na competição, o que o consolidou entre os quatro primeiros colocados.

Com o resultado, o Minas conquista acumulou seu terceiro triunfo em quatro partidas (75% de aproveitamento) e se firmou no G-4 do NBB 2017/2018. Por sua vez, o Botafogo sofreu seu terceiro revés em quatro oportunidades (25% de aproveitamento), igualou a campanha do Vasco da Gama e caiu para a 12ª colocação.

Com 12 pontos (6/9 nas bolas de 2 pontos) e 13 rebotes, o ala/pivô Teichmann foi o grande nome da equipe minastenista na partida. Além do duplo-duplo, o camisa 11 ainda deu três assistências, roubou três bolas e deu três tocos. Com isso, somou expressivos 27 tentos de eficiência. Que atuação…

Quem também se sobressaiu em favor do time mineiro foi a dupla Wesley e Jefferson Campos. O pivô, que iniciou a partida como titular, viveu grande tarde na Arena Minas e deixou a quadra com 16 pontos (6/8 nas bolas de 2 pontos) e dois tocos. Já o ala/armador saiu do banco de reservas e também registrou 16 pontos (5/6 nas bolas de 2 pontos), sendo 12 deles no último quarto.

A formação inicial do técnico minastenista Flávio Espiga conta uma dupla de armadores para lá de eficiente: Evan Roquemore e Gegê. O norte-americano registrou dez pontos, sete assistências e cinco rebotes, enquanto o único pentacampeão consecutivo do NBB foi responsável por 11 pontos e nove servidas e por pouco não deixou a quadra com um duplo-duplo.

“O jogo tem 40 minutos e temos que estar concentrados o tempo inteiro. Erramos muito no segundo quarto, mas nos acertamos no intervalo e conseguimos sair com essa vitória. Esse time foi montado a pouco tempo, mas estamos crescendo muito dentro e fora de quadra e isso é importante para conseguirmos um bom entrosamento e assim fazer belas jogadas”, disse Wesley.

Alguns números podem provar a superioridade mineira na partida. Nas assistências, a equipe da casa totalizou 23, sendo 16 vindas da dupla de armadores Gegê e Roquemore, enquanto o Botafogo deu apenas dez. Já na defesa, o Minas pegou 33 rebotes defensivos, contra 23 dos cariocas, além de ter dado expressivos nove tocos, contra apenas dois do time alvinegro.

Pelo lado do Botafogo, nenhum atleta ultrapassou a marca dos dez pontos. Diante deste cenário, a produção ofensiva da equipe carioca foi dividida entre todos os atletas colocados em ação pelo técnico Márcio Andrade: Gabriel (9), Douglas (8), Átila dos Santos (8), que ainda pegou dez rebotes, Arnaldinho (8), Jamaal (5), Rafinha (5), Guga Ceccato (4), Fabrício (4) e Coimbra (2).

O Minas começou a partida com tudo. Explorando bem as jogadas de pick and roll e fulminante na defesa, o time da casa abriu o duelo com uma meteórica sequência de 11 a 2 em pouco mais de dois minutos de bola em jogo. Em seguida, os mineiros seguiram em superioridade ampliaram a diferença para 14 pontos (20 a 6).

Já no segundo período, o técnico botafoguense Márcio Andrade foi feliz nas trocas e fez sua equipe voltar para o jogo. Com os reservas Arnaldinho, Coimbra, Rafinha e Guga Ceccato em ação, a equipe carioca venceu a parcial por 22 a 14 e caminhou para o intervalo com apenas quatro pontos de desvantagem 36 a 32.

A equipe do técnico Espiga seguiu com a vantagem nas mãos no segundo tempo, mas o Botafogo ficou na cola da equipe, principalmente no terceiro quarto. Mas a tranquilidade do time da casa veio no período final. Com soberania nos garrafões, o clube de Belo Horizonte foi ampliando sua vantagem gradativamente e ficou bastante tranquilo ao jogar a diferença para a casa dos 20 pontos. Com 12 pontos de Jefferson Campos, os minastenistas venceram a parcial final por 21 a 8 e que fecharam o grande triunfo 18 pontos de frente: 74 a 56.

Depois de voltar a vencer no NBB , o Minas terá uma semana inteira de descanso e voltará à quadra somente no dia 04 de dezembro (segunda-feira) para enfrentar o Joinville/AABJ, na Arena Minas, às 19 horas. Já o Botafogo buscará a reabilitação nesta quarta-feira (29/11), diante do Universo/Vitória, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Twitter do oficial NBB.

Mais em Basquete