Siga o OTD

Basquete

Franca arrasa Paulistano por 24 pontos de diferença no NBB

Franca X Paulistano
Divulgação/Newton Nogueira

O duelo Franca x Paulistano marcou o reencontro dos dois finalistas do Campeonato Paulista, mas desta vez a história foi diferente

Na reedição da final do Campeonato Paulista, Franca se vingou da derrota na decisão sofrida diante do Paulistano e derrotou o rival por 94 a 73 no primeiro encontro entre os dois clubes na edição 2017/2018 do NBB. A participação coletiva da equipe do interior paulista foi impressionante. Sete jogadores chegaram aos dois dígitos na pontuação: Cassiano (14), Léo (14), Antonio (12), Pedro (12), Cipolini (12), João Pedro (11) e Gruber (11). O cestinha do jogo foi Nesbitt, do time da capital, com 15 pontos.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB

“Foi uma partida muito importante para a gente. Sabemos que a equipe deles é muito forte, viemos de uma final de Campeonato Paulista contra eles, em que infelizmente acabamos perdendo. Hoje entramos em quadra com um outro foco. O NBB é um campeonato diferente, fizemos um grande jogo e esperamos conquistar o máximo de vitórias nessa competição”, declarou o jovem armador Cassiano, de 20 anos, que foi ovacionado pela torcida francana no Pedrocão.

O Franca construiu grande parte de seu resultado positivo no primeiro tempo. Depois de vencer o período inicial por 25 a 17, a equipe foi avassaladora no segundo quarto, principalmente nos cinco últimos minutos, e venceu a parcial por expressivos 30 a 16, o que ampliou a diferença para 22 pontos (55 a 33). Depois disso, a vantagem francana chegou a ser de 30 pontos (68 a 38) e permaneceu em torno deste número até o apagar das luzes.

Com o expressivo resultado, o Franca Basquete se recuperou da derrota sofrida na estreia para o Campo Mourão e conquistou sua primeira vitória no NBB (50% de aproveitamento). Por sua vez, o Paulistano, que havia sido derrotado em casa para o atual campeão nacional Sendi/Bauru Basket na partida abertura da competição, sofreu seu segundo revés em duas oportunidades.

“Acabamos perdendo a final do Paulista para eles em uma série muito dura e eles estavam engasgados. Entramos ainda mais focamos depois da derrota para o Campo Mourão, aprendemos a lição e entramos forte para conquistar essa grande vitória aqui no Pedrocão”, comentou o francano Léo Meindl.

O Franca Basquete foi dominante do início ao fim. No primeiro quarto, Gruber saiu do banco e anotou oito pontos que ajudaram o time da casa a vencer a parcial por 25 a 17. Depois, no segundo período, o garoto Cassiano, de 20 anos, tumultuou a defesa alvirrubra e, com sete pontos, liderou sua equipe à grande vitória por 30 a 16 na parcial, o que ampliou a diferença de oito para 22 pontos (55 a 33). Na volta do intervalo, o Paulistano até esboçou uma reação, mas os francanos voltaram a tomar conta da partida e colocaram a vantagem na casa dos 30 pontos, chegando a ser de 36 no último quarto (92 a 56).

Literalmente não foi dia do Paulistano. O aproveitamento dos pontos em geral foi de apenas 38% (73/192). Nas bolas de 3 pontos, a porcentagem foi satisfatória de certa forma, com 32,4% (12/37), mas nos arremessos para 2 pontos, foi de apenas 34,4% (11/32). Enquanto isso, o Franca teve aproveitamentos para lá de expressivos: 59,9% nos pontos em geral (97/162), com 42,9% nas bolas de 3 pontos (6/14) e 62,2% nos tiros de 2 pontos (28/45).

O grande destaque individual do Paulistano ficou por conta do recém-chegado David Nesbitt. O ala/pivô, convocado para a seleção de Bahamas, saiu do banco de reservas para ser o cestinha, reboteiro e jogador mais eficiente da partida, com um duplo-duplo de 15 pontos e dez rebotes e expressivos 23 de valorização.

“Jogamos muito mal, nossas bolas não caíram hoje, ficamos um segundo atrasados na defesa, nos perdemos em algumas faltas que achamos que não foi, isso nos atrapalhou muito. Eles estavam engasgados, com certeza, mas foi uma partida atípica. Cometemos muitos erros e pecamos também nos rebotes”, lamentou o armador Elinho, do Paulistano, autor de sete pontos e duas assistências.

Com duas derrotas em duas partidas, o Paulistano buscará seu primeiro resultado positivo no NBB nesta terça-feira (14/11), diante do Flamengo, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30. No dia seguinte, quarta-feira (15/11), o Franca Basquete medirá forças com o Joinville/AABJ, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 13 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Mais em Basquete