Siga o OTD

Basquete

José Neto, da seleção feminina, vai comandar time angolano

No comando do time masculino do Atlético Petro de Luanda, de Angola, José Neto seguirá conciliando o trabalha à frente da seleção feminina de basquete.

De olho na Copa América, Brasil é convocado para treinamentos
José Neto vai comandar time em Angola, mas segue à frente da seleção feminina(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Após dois anos, quando encerrou a passagem de seis temporadas pelo Flamengo, José Neto irá novamente comandar um clube. O técnico irá conciliar o trabalho na seleção feminina de basquete com o time masculino do Atlético Petro de Luanda, de Angola.

“Participar de competições de alto nível é sempre uma excelente oportunidade de aprendizado, aprimoramento, execução. Enfim, competir faz você melhorar. Assim como é muito importante para as jogadoras da seleção brasileira estarem em atividade, mesmo quando não há competições pela seleção, não é diferente com o treinador”, disse Neto, em comunicado da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

José Neto assumiu a seleção feminina há um ano, às portas dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Apesar do pouco tempo de trabalho, a equipe foi medalhista de ouro na capital peruana, feito que não era alcançado desde 1991.

“No início do nosso trabalho com a seleção feminina, tivemos uma sequência de quatro competições seguidas em apenas sete meses, durante os quais também trabalhamos intensamente na implementação da metodologia de trabalho. O foco principal foi o de iniciar este projeto de reestruturação do basquete feminino brasileiro. A possibilidade de assumir um clube em caráter concomitante com a seleção sempre foi uma opção aberta”, completou o treinador, de 49 anos.

Após o ouro em Lima, a seleção feminina do Brasil ficou em terceiro na Copa América, classificando-se ao pré-olímpico da França. A seleção, porém, foi superada por Austrália, Porto Rico e pelas anfitriãs e ficou fora dos Jogos de Tóquio, no Japão.

josé neto angola seleção atlético petro
O técnico José Neto comandará a seleção brasileira de basquete feminino e o Atlético Petro de Luanda, Angola (Crédito: Fiba)

Novo desafio

Segundo a “Agência Brasil”, o novo time do treinador brasileiro, o Atlético Petro de Luanda tem 13 títulos nacionais de basquete e dois da Liga dos Campeões africanos, o último deles em 2015.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A partir de 2020, a principal competição do continente passou a se chamar BAL (Liga Africana de Basquete, na sigla em inglês), organizada em parceria pela NBA e FIBA (Federação Internacional de Basquete). O Petro é o representante de Angola no torneio, que, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não tem data para começar.

Paulista de Itapetininga, região metropolitana de Sorocaba, José Neto teve seu trabalho de maior destaque no Flamengo, com a conquista de quatro edições do NBB (Novo Basquete Brasil, uma Liga das Américas (atual Champions League, a Libertadores da modalidade) e um Intercontinental.

Antes da seleção feminina, o técnico dirigiu por quatro meses o Levanga Hokkaido, do Japão, na primeira experiência internacional da carreira.

Mais em Basquete