Siga o OTD

Basquete

Conheça Cestinha, a nova mascote do basquete brasileiro

Arara azul tem gêneros da sua espécie ameaçadas de extinção; ideia é lembrar a preservação de uma casta genuinamente brasileira.

Foto: Divulgação/CBB

A nova mascote do basquete brasileiro é a Cestinha, uma Arara Azul. Após quatro meses de desenvolvimento, ela fez sua estreia na sexta-feira, na vitória do Brasil sobre o Uruguai pelas Eliminatórias da AmeriCup.

A mascote estará em todas as partidas do Brasil no país e em ações sociais da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Cestinha, que foi desenvolvida pela designer Poliny Salgueiro, carrega as cores da bandeira do Brasil. A coloração azul está nas penas e o amarelo ao redor dos olhos, nas pálpebras e na base da boca.

Com essa iniciativa, a CBB espera lembrar a importância da preservação de uma espécie genuinamente brasileira.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Ave da família Psittacidae, a Arara Azul está na Floresta Amazônica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal. Um dos símbolos da fauna brasileira, a gigante que pode atingir quase 1,20m de comprimento foi escolhida para ser a mascote do basquete brasileiro.

A Arara Azul tem gêneros da sua espécie ameaçadas de extinção. A Arara-Azul-Grande foi retirada da lista, mas a Arara-Azul-de-Lear segue vítima do tráfico ilegal de animais. E a Arara-Azul-pequena, inclusive, já é considerada extinta no Brasil.

Para reforçar essa intenção, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar ações do Instituto Arara Azul, que trabalha com a preservação das araras azuis no Pantanal Brasileiro. O Instituto vem desenvolvendo projetos, de proteção ambiental, com este objetivo, como o Projeto Arara Azul, há 29 anos no Pantanal, mantendo as populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural.

Mais em Basquete