Siga o OTD

Basquete

Quartas da Champions League das Américas são definidas

Champions League das Américas
(Paula Reis/Flamengo)

A Basketball Champions League Americas reúne as melhores equipes do continente e na primeira fase de sua primeira edição não deixou nada a desejar. Foram 24 intensas partidas que deixaram oito classificados (ficaram eliminados Biguá, Aguada, Valdivia e Capitanes) para as quartas-de-final em uns cruzamentos que prometem espetáculo.

SAN LORENZO – FRANCA
Nos papéis é a série mais atraente por conta da qualidade e o poder de ambas as equipes. San Lorenzo é quatro vezes campeão na Argentina, ganhou as duas últimas ligas das Américas e procura continuar dominando o continente. Franca, por sua vez, armou uma equipe fiel a sua história, ganhou o título da Liga Sul-Americana 2018 e entrou nas quartas-de-final. Em jogos corpo a corpo é mais perigoso.



San Lorenzo terminou a primeira fase invicto com uma média de 97,5 pontos por jogo, sendo o melhor time nessa área, além de uma média de 41,3 rebotes e 19 assistências.

Franca ficou em segundo lugar atrás do Quimsa no Grupo B e se classificou com 2 vitórias e 2 derrotas. Ele teve as seguintes médias: 87,3 (pontos), 37,3 (rebotes) e 20,8 (assistências).



O primeiro jogo da série será no Brasil e depois eles viajarão para Buenos Aires para jogar o segundo e um eventual terceiro jogo.

ORDEM DO JOGO (hora local):
TERÇA-FEIRA 14/1 Franca-San Lorenzo 19.30

SABADO 18/1 San Lorenzo-Franca 20.00

*SEGUNDA-FEIRA 20/1 San Lorenzo-Franca 20.00 (se necessário)

QUIMSA – MOGI DAS CRUZES
Mais uma série equilibrada entre argentinos e brasileiros. Quimsa entrou no Grupo B, onde venceu 3 jogos e apenas perdeu para o Aguada numa prorrogação dupla. Mogi avançou como segundo no Grupo A, com três derrotas em quatro jogos.



Os de Santiago del Estero chegam em alta com um bom jogo coletivo, com um time cheio de bons jogadores e com um bom momento na Liga Nacional da Argentina, onde estão em segundo lugar, além de já estarem qualificados para disputar a Final Four do Súper 20.

No lado de Mogi, na primeira fase da BCLA, ele sofreu muito com as lesões de Alexey, João Pedro e Fulvio, mas agora nos playoffs ele estará mais poderoso. Na liga brasileira, ele marca a quarta posição, com 10 vitórias e 4 derrotas.



Quimsa terminou a primeira rodada com uma média de 91,8 pontos (ele foi o terceiro na tabela geral), 42,8 rebotes e 17,5 assistências por jogo. Quanto a Mogi, ele teve uma média de 82,7 (pontos), 36 (rebotes) e 18,3 (assistências).

ORDEM DO JOGO (hora local):
QUARTA-FEIRA 15/1 Mogi-Quimsa 20.00

DOMINGO 19/1 Quimsa-Mogi 22.00

*TERÇA-FEIRA 21/1 Quimsa-Mogi 22.00 (se necessário)

FLAMENGO – FUERZA REGIA
O time brasileiro comemorou em seus quatro jogos do Grupo C. Foi impressionante tanto como visitante quanto como dono da casa e tem um elenco que sonha em lutar até o final pelo título da BCLA. Suas duas últimas adições foram o dominicano Eloy Camacho Vargas e o uruguaio Gustavo Barrera.



Fuerza Regia passou para as quartas-de-final no último dia, quando venceu o Capitanes, também do México. Os liderados por Sergio Molina mesclaram jogadores entre a BCLA e a liga mexicana, onde estão em terceiro lugar na Conferência Leste. O duelo contra o Flamengo será um ótimo teste de caráter para mostrar que eles querem mais.

No lado do Flamengo, ele chega como líder e com o primeiro lugar garantido na primeira fase da liga brasileira, de onde vem de ser campeão. Na BCLA, ele tem uma média de 82 pontos por jogo, 37 rebotes e 17,3 assistências.



O Fuerza Regia, que perdeu 3 de seus 4 jogos, tem a média de 78,3 (pontos), 39,3 (rebotes) e 17,3 (assistências).

ORDEM DO JOGO (hora local):
QUINTA-FEIRA 16/1 Fuerza Regia-Flamengo 19.30

DOMINGO 19/1 Flamengo-Fuerza Regia 19.30

*TERÇA-FEIRA 21/1 Flamengo-Fuerza Regia 19.30 (se necessário)

REAL ESTELÍ – INSTITUTO
O Real Estelí foi a grande surpresa da primeira fase. A equipe da Nicarágua venceu seus quatro jogos no Grupo D e jogando em alto nível. Agora, fará um teste decisivo ao enfrentar o Instituto de Córdoba, vice-campeão da Liga Nacional da Argentina e vice-campeão da Liga Sul-Americana de 2018.



O Instituto, por sua vez, chegou como segundo lugar no Grupo C, atrás do Flamengo, e tem uma torcida muito forte em Córdoba, no Estádio Angel Sandrín. Além disso, ele está qualificado para jogar as quartas-de-final do Súper 20 em seu país.

O Real Estelí é a segunda melhor equipe com uma média de 94,7 pontos. Além disso, ele tem 50 rebotes por jogo e 22,7 assistências. Nessas duas áreas, é o melhor da BCLA.



O Cordobeses têm uma boa rotação no time e terminaram com médias de 81,3 (pontos), 38,5 (rebotes) e 13,5 (assistências).

ORDEM DO JOGO (hora local):
TERÇA-FEIRA 14/1 Instituto-Real Estelí 22.00

SABADO 18/1 Real Estelí-Instituto 19.30

* SEGUNDA-FEIRA 20/1 Real Estelí-Instituto 19.30 (se necessário)

Como se joga?
Serão séries de melhor de três jogos. Portanto, para avançar, uma equipe deve vencer dois jogos. O segundo começará jogando em casa e o segundo e hipotético terceiro jogo será na casa do primeiro em seu grupo. Para as semifinais, a ordem dos donos da casa e dos visitantes será de acordo com o que acontece nas chaves das quartas-de-final.

O vencedor de San Lorenzo-Franca entrará nas semis contra o vencedor de Quimsa-Mogi, enquanto o vencedor do Flamengo-Fuerza Regia jogará para tentar chegar à final contra o Real Estelí ou o Instituto. 

Mais em Basquete