Siga o OTD

Basquete

Definidas as oito sedes do Pré-Olímpico Mundial

Seleção masculina vai brigar por uma das quatro vagas enquanto o time feminino ainda precisa passar pelo classificatório continental

Bruno Caboclo na seleção brasileira de basquete masculino

A Federação Internacional de Basquete divulgou nesta sexta-feira (15) as sedes dos torneios do Pré-Olímpico Mundial masculino e feminino para a Olimpíada de Tóquio 2020. São oito locais, quatro para cada naipe.

O Brasil já está garantido entre os homens na disputa que vai de 23 e 28 de junho. Entre as mulheres a seleção brasileira está disputando um classificatório continental em Bahía Blanca, na Argentina, para tentar chegar no Pré-Olímpico Mundial entre 6 e 9 de fevereiro.

Seleção brasileira de basquete feminino no classificatório continental para o Pré-Olímpico Mundial
Time feminino disputa classificatório continental na Argentina (FIBA)

No masculino as sedes ficaram com Croácia (Split), Sérvia (Belgrado), Lituânia (Kaunas) e Canadá (Victoria). Já no feminino receberão a disputa França (Bourges), Bélgica (Ostend), Sérvia (Belgrado) e China (Foshan), sendo que essa última só será confirmada se as orientais confirmarem classificação no continental que está sendo disputado na Nova Zelândia. Do contrário, uma nova sede será escolhida.

O sorteio das chaves acontece no dia 27 de novembro, na Patrick Baumann House of Basketbal, quartel general da federação internacional de basquete. Será transmitido ao vivo e divisão será acordo com critérios continentais para o equilíbrio da disputa.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Vagas no Pré-Olímpico Mundial de basquete

No masculino serão 24 países em ação em busca das últimas quatro vagas. Serão quatro chaves com seis times em cada uma e apenas o campeão avança para a Olimpíada de Tóquio.

A disputa terá, além do Brasil e dos países sede, Angola, Senegal, Tunísia, República Dominicana, México, Porto Rico, Uruguai, Venezuela, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Itália, Polônia, Rússia, Eslovênia e Turquia.

No feminino, serão 16 países em quatro grupos. Como Estados Unidos e Japão jogam o Pré-Olímpico Mundial de basquete, mas estão classificados para Tóquio 2020, serão efetivamente 14 países em busca de dez vaga. Nos grupos de EUA e Japão apenas dois países se classificarão, enquanto nos demais, os três primeiros vão para a Olimpíada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete