Siga o OTD

Basquete

Corinthians começa em casa disputa da Liga Sul-Americana

Timão jogará em casa na fase de grupos contra argentinos, uruguaios e chilenos; Pinheiros e Botafogo também disputarão a competição

arquivo

O Corinthians começa na terça-feira 8 sua participação na Liga Sul-Americana de basquete. O time está no Grupo B, com sede no Ginásio Wlamir Marques, casa do Timão, ao lado de Ferro Carril, da Argentina, o Defensor Sporting, do Uruguai, e o Las Ánimas de Valdívia, do Chile. São duas vagas diretas para a semifinal.

Essa será a primeira competição internacional do Corinthians desde sua volta ao basquete. Presente desde o início do projeto, o treinador Bruno Savignani falou sobre a caminhada até a Liga Sul-Americana, passando pelo título da Liga Ouro e a boa campanha no último NBB, além da expectativa para a fase de grupos do campeonato continental.

“Desde a minha chegada ao Corinthians tivemos grandes desafios. Com o apoio de todos do clube, diretoria, torcida, jogadores e comissão técnica, fomos conseguindo alcançar nossos objetivos. Primeiro a conquista da Liga Ouro, depois o sexto lugar no NBB, que nos classificou para jogar esse Liga Sul-Americana. Sem dúvida alguma, é com muita honra, orgulho e ilusão que vamos disputar essa competição. Temos uma boa expectativa, vamos jogar em casa, sabemos que vamos encontrar grandes equipes, mas estamos preparados”, afirmou o comandante do Timão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Corinthians Basquete (@sccorinthians.basquete) em

Com um elenco repleto de caras novas, em relação a última temporada, os jogadores da equipe estão em processo de entrosamento. Para o treinador, o forte trabalho no dia a dia está sendo fundamental nessa caminhada rumo aos objetivos traçados, entre eles, uma classificação para a fase semifinal da Liga Sul-Americana.

“O time está se entrosando cada vez mais. Temos um grupo que trabalha muito, eles sabem da responsabilidade que é representar o Corinthians e estão se demonstrando cada vez mais a vontade em vestir essa camisa. Ainda temos muito a crescer, estamos apenas no começo da temporada, foram só dois meses de trabalho até agora. A gente já demonstrou que trabalhando e buscando essa evolução diária vamos conseguir buscar nossos objetivos, um deles é a passagem de fase na Liga Sul-Americana”, disse Bruno Savignani.

Outro fator positivo para a equipe do Parque São Jorge será o fator casa. Para Bruno, jogar com o apoio da torcida em uma competição internacional é sempre mais especial, principalmente se tratando da torcida do Corinthians.

“Jogar em casa é sempre um fator positivo, aqui no Corinthians ainda mais. A torcida vem, empurra, cria um ambiente, realmente, diferenciado no ginásio, e nos apoia muito dentro de quadra. Contamos com o apoio da nossa torcida, tomara que tenhamos bons públicos e que nos ajude em busca da classificação para a fase semifinal”, completou.

Pinheiros e Botafogo na disputa

Além do Corinthians, outras duas equipes brasileiras estão na Liga Sul-Americana: o Botafogo e o Pinheiros, quarto e quinto colocados no último NBB.

O time pinheirense está no Grupo C, ao lado do Ciclista Olímpico (ARG), Malvín (URU) e Leones de Quilpé (CHI). As partidas serão realizadas entre os dias 15 e 17 de outubro, na cidade de La Banda, na Argentina.

Já o Glorioso integra o Grupo D, que também conta com o BB San Andrés (COL), o Nacional (URU) e o Salta Basket (ARG). Os duelos da chave acontecerão entre os dias 22 e 24 de outubro em território colombiano, na cidade de San Andrés.

Vale lembrar que o retrospecto das equipes brasileiras na Liga Sul-Americana é muito positivo. Nas últimas seis edições, os times que disputam o NBB venceram cinco delas – Brasília (2013 e 2015), Bauru (2014), Mogi das Cruzes (2016) e Franca (2018).

Liga Sul-Americana

As 16 equipes sul-americanas classificadas para a competição são divididas em quatro grupos de quatro times, com sedes e datas distintas. O primeiro colocado do Grupo A e os dois melhores do B, C e D avançam para a próxima fase, além do melhor terceiro colocado.

Na sequência, as oito equipes serão divididas em dois grupos, novamente com duas sedes diferentes e partidas entre os integrantes da chave. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará para a final, que será decidida em uma série melhor de três jogos.

Grupo A (1 a 3 de outubro) – Ibarra, Equador
Piratas de Los Lagos (EQU)
Deportivo San José (PAR)
Pichincha de Potosí (BOL)
Búcaros de Santander (COL)

Grupo B (8 a 10 de outubro) – São Paulo, Brasil
Corinthians
Ferro Carril (ARG)
Defensor Sporting (URU)
Las Ánimas de Valdívia (CHI)

Grupo C (15 a 17 de outubro) – La Banda, Argentina
Ciclista Olímpico (ARG)
EC Pinheiros
Malvín (URU)
Leones de Quilpé (CHI)

Grupo D (22 a 24 de outubro) – San Andrés, Colômbia
BB de San Andrés (COL)
Botafogo
Salta Basket (ARG)
Nacional (URU)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete