Siga o OTD

Basquete

Pinheiros vence Franca e conquista tricampeonato da LDB

Com o título, equipe pinheirense se torna recordista de conquistas da maior competição de base do Brasil; Jonas Buffat e Dikembe foram os destaques individuais

Pinheiros, campeão da LDB 2019
Pinheiros se tornou o maior vencedor da LDB com três conquistas (João Pires/LNB)

O Pinheiros bateu o Sesi Franca Basquete por 71 a 65 e se consagrou campeão da Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019. Foi de forma invicta e marcou ainda o tricampeonato do time de São Paulo, que passa ser o maior vencedor do torneio encerrado neste domingo (29) no Ginásio Antônio Prado Jr, na capital paulista.

Para o treinador David Pelosini, do Pinheiros, ganhar todas as partidas foi maravilhoso. “Com certeza, o grupo merecia muito essa vitória. Jogamos o nosso máximo, tanto na semifinal quanto na final. Título normalmente é difícil e, para mim, não tem zebra no basquete. Os quatro que chegaram tinham qualidades para serem campeões. De qualquer forma, ganhamos de forma invicta. Foi maravilhoso vencer todas”, afirmou o treinador.

O posto de MVP da Final, que premia o jogador com melhor desempenho na partida que define o título, ficou com o ala/armador Jonas Buffat, do Pinheiros. O jogador anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes, além de quatro assistências e 23 de eficiência na partida que deu o tricampeonato para o time pinheirense.

Dikembe, Paulistano, MVP do LDB 2019

Dikembe (João Pires/LNB)

“Estou muito feliz, sinto que é um grande passo pra minha carreira. Comecei a jogar basquete só com 16 anos. Meu pai foi jogador e sempre falou que eu tinha que trabalhar duro. Não tem segredo, antes do sucesso tem que ter um sacrifício. Fiquei bem feliz com o resultado do meu trabalho”, avaliou Buffat.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Franca sobe de patamar na LDB

Mesmo sem sair com o título, o Franca conseguiu uma grande campanha na Liga de Desenvolvimento de Basquete 2019. Antes de chegar à grande final, a equipe terminou a primeira fase na quarta colocação, com campanha de nove vitórias e três derrotas (75% de aproveitamento).

No Grupo C do octogonal final, o clube da Capital do Basquete avançou para as semifinais na segunda colocação, com vitórias sobre o Corinthians e Coritiba Monsters, e derrota para o Pinheiros.

O grande desafio do Franca foi na semifinal, contra o Paulistano/Corpore, dono da casa, que contou com o reforço pontual de Yago Mateus (armador da Seleção Brasileira e da equipe profissional do CAP) para o confronto. O resultado foi o melhor possível: vitória maiúscula sobre o time da capital paulista, no melhor estilo francano.

O treinador Jhonatan Santos se mostrou bem orgulhoso com o resultado de sua equipe. Para ele, o principal objetivo foi alcançado, que era o de aproveitar bem a competição para o desenvolvimento dos atletas em quadra.

“A gente cumpriu nosso objetivo, que era usar o campeonato para desenvolver os meninos. Chegamos aqui em um patamar e estamos saindo em outro, aumentamos o nível de jogo, nível coletivo, de inteligência. Lógico que não é o resultado que a gente queria, mas o Pinheiros também fez por merecer. Aqui no Brasil as pessoas às vezes acham que o segundo lugar é ruim, mas estou muito orgulhoso da minha equipe. Não tenho palavras para descrever o tamanho do orgulho que estou sentindo deles”, avaliou o treinador.

Jonas Buffat, Pinheiros, MVP da Final do LDB 2019

Jonas Buffat (João Pires/LNB)

Paulistano bate Flamengo

O Paulistano/Corpore encerrou sua participação na Liga de Desenvolvimento de Basquete com o terceiro lugar. Neste domingo (29), o time da capital paulista derrotou o Flamengo, por 87 a 61, e conquistou a medalha de bronze da maior competição de base do basquete brasileiro.

Depois da derrota para o Sesi Franca Basquete, na última sexta-feira (27), pela semifinal, o CAP se recuperou bem. Para o treinador Beto Jayme, sua equipe pôde aprender com o resultado negativo e finalizou a LDB de uma ótima maneira.

“A gente ainda sente em ficar fora da final, mas tem hora na vida que o querer não é poder. Fizemos um jogo muito abaixo do que podemos fazer contra o Franca, um jogo estranho, sem vida, meu time não joga assim. Não tem espaço para vacilar na fase final, por ser um jogo só. Mas estou muito feliz com a conquista do terceiro lugar, a molecada aprende muito mais com a derrota. Eu mesmo aprendi muito, fiquei pensando nos erros e no que poderia ter feito melhor”, afirmou o treinador.

Premiações da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2019

Individuais
MVP da Final: Jonas Buffat (Pinheiros)
MVP da LDB: Dikembe (Paulistano)
Líder em rebotes: Cristopher Duarte (Coritiba Monsters/Sociedade Thalia)
Líder em assistências: Matheusinho (Flamengo)

Coletivas
Campeão: Pinheiros
Vice-campeão: Sesi Franca Basquete
3º lugar: Paulistano/Corpore
Técnico da equipe com menos erros: Beto Jayme (Paulistano)
Técnico da equipe líder em eficiência: David Pelosini (EC Pinheiros)

Classificação final da nona edição da LDB

1º – EC Pinheiros
2º – Sesi Franca Basquete
3º – Paulistano/Corpore
4º – Flamengo
5º – São José Basketball
6º – Curitiba Basquetebol/CMP
7º – Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
8º – Corinthians
9º – Praia Clube/Gabarito
10º – Minas Tênis Clube
11º – União Corinthians
12º – Basquete Cearense
13º – ADRM/Maringá

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete