Siga o OTD

Basquete

Liga de desenvolvimento inicia fase final com oito na briga

Oito melhores colocados da primeira etapa seguirão em busca das quatro vagas nas semifinais da competição de base

Ginásio Antonio Prado Jr, palco das finais da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Ginásio Antonio Prado Jr será o palco da Etapa Final da LDB 2019 (Marcelo Zambrana/LNB)

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está de volta. Nesta terça-feira (24), os oito melhores colocados da primeira etapa seguirão em busca das quatro vagas nas semifinais da competição, que contarão com transmissão ao vivo no Facebook do NBB, assim como na final.

Neste primeiro momento, as oito equipes serão divididas em dois grupos, C e D, com quatro membros cada.

No Grupo C teremos Pinheiros (1º), Sesi Franca Basquete (4º), Corinthians (5º) e Coritiba Monsters/Sociedade Thalia (8º). Enquanto no Grupo D Paulistano/Corpore (2º), Flamengo (3º), São José Basketball (6º) e Curitiba Basquetebol/CMP (7º). Todos os confrontos acontecerão no Ginásio Antônio Prado Jr, casa do Paulistano (confira abaixo a tabela).

As equipes se enfrentarão dentro de seus grupos com os dois melhores passando para a semifinal. Lá, os primeiros colocados enfrentam os segundos para ver que vai à grande decisão, no dia 29 de setembro. Quem perder a semi briga pelo terceiro lugar. As equipes que não chegarem nas semifinais vão disputar de 5º a 8º na  da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

+Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Pinheiros invicto na da LDB

Um dos favoritos ao título nesta edição, o Pinheiros vem em busca do bicampeonato da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A equipe, até aqui, está com uma campanha impecável, e invicta, de 12 vitórias em 12 jogos.

O time pinheirense, mesmo totalmente reformulado em comparação a última conquista, mostrou consistência no estilo pré-definido pelo treinador David Pelosini. As peças mudaram, mas a essência da equipe, de intensidade, versatilidade e rodagem no elenco não foi alterada.

“As peças mudam, mas o trabalho é sempre o mesmo, independentemente dos resultados diretos. O verdadeiro resultado são os atletas que formamos aqui e que compõem times pelo mundo, tornando seus sonhos de menino uma realidade”, afirmou o treinador do Pinheiros, David Pelosini.

Paulistano  mescla de experiência e juventude

Campeão em 2017 e vice em 2018, o Paulistano segue em busca de sua terceira final seguida em edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Para isso, o time comandado por Beto Jayme terá que suar a camisa, especialmente agora no mata-mata.

Dono de um elenco com jogadores experientes, como Dikembe, Jonatan e Beto, a equipe conseguiu nessa edição uma boa mescla com os jogadores mais ‘novos’ do elenco, casos de Matheus Buiu, Vitão e Lucas.

“Temos a experiência de alguns jogadores, como o Dikembre, Jonatan, que esteve na última temporada com o Pinheiros, e mesclamos eles com a molecada. A nossa molecada, querendo ou não, já tem uma certa experiência, casos do Beto e Anderson, que já disputaram uma final, por exemplo. Vamos mesclar bastante a juventude e a experiência dos mais velhos, com Dikembe, Jonathan e, quem sabe, do Yago, que seria bem importante”, disse o comandante do CAP, Beto Jayme.

Flamengo busca título após 6 anos

Outro favorito ao título neste ano, o Flamengo vem com tudo para sair da fila que já dura seis anos sem um título de Liga de Desenvolvimento de Basquete.

Para voltar ao caminho dos títulos, o rubro-negro trabalhou bem e montou um elenco forte e recheado de jovens promessas, com nomes como de Pedro Nunes, Matheus Weber, Matheusinho e Ruan.

“Queremos muito ser campeões e trabalhamos para isso. É Flamengo. Montamos um time pensando no título, mas para lutar por isso precisamos ganhar uma semifinal, e para chegar na semifinal precisamos classificar no quadrangular. E tudo começa no jogo com o São José, então esse é o nosso foco principal: conseguir chegar bem para o primeiro jogo da etapa final”, afirmou o treinador Rodrigo Galego.

Franca chega forte na fase final

Com a boa campanha na primeira etapa, de nove vitórias em 12 jogos, o Sesi Franca, atualmente, pode ser colocado no bolo dos favoritos ao título da competição nesta temporada.

Com jovens promissores, como o pivô Márcio e o ala Gui Abreu, a equipe comandada por Jhonatan Santos irá em busca do bicampeonato da competição – o último título aconteceu em 2016.

“Nossa primeira expectativa é classificar para as semifinais, não importa se em primeiro ou segundo lugar. Estamos com o time forte, com o retorno do Márcio que não disputou a segunda etapa, e é fundamental para a gente conseguir fazer bons jogos, principalmente nos momentos difíceis, que ele consegue fazer a diferença”, disse o treinador Jonathan, do Franca.

Eles querem surpreender

Correndo por fora na Liga de Desenvolvimento de Basquete, temos Corinthians (5º), São José Baksteball (6º), Curitiba Basquetebol/CMP (7º) e Coritiba/Monsters (8º).

O Corinthians, com oito vitórias em 12 jogos, vem forte para a Etapa Final da competição. Um dos motivos para acreditar nisso é a força de seu plantel, além dos talentos individuais, caso do ala Daniel Von Haydin, que nessa LDB quebrou o recorde de bolas de 3 pontos em um só jogo – anotou 11 acertos contra o Basquete Cearense.

A equipe joseense também foi bem na primeira etapa, com campanha de seis vitórias nos 12 jogos disputados. Dentre essas vitórias, vale destacar a contra o vice colocado, Paulistano, em que a equipe do interior paulista venceu por 56 a 46.

Já o Curitiba, dono de campanha de seis vitórias em 12 jogos, vem com um elenco que conta com jogadores experientes para essa fase final e promete ser páreo duro. Enquanto o estreante Coritiba/Monsters, com campanha de cinco vitórias em 12 jogos, fará de tudo para buscar uma vaga entre os quatro melhores da competição.

Tabela da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Grupo C
24/09 (Terça-feira)
10h30 – Coritiba/Sociedade Thalia x Pinheiros
12h45 – Sesi Franca Basquete x Corinthians

25/09 (Quarta-feira)
10h30 – Corinthians x Pinheiros
12h45 – Coritiba/Sociedade Thalia x Sesi Franca Basquete

26/09 (Quinta-feira)
10h30 – Sesi Franca Basquete x Pinheiros
12h45 – Corinthians x Coritiba/Sociedade Thalia

Grupo D
24/09 (Terça-feira)
15h – Flamengo x São José Basketball
17h15 – Paulistano/Corpore x Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB

25/09 (Quarta-feira)
15h – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x Flamengo
17h15 – São José Basketball x Paulistano/Corpore

26/09 (Quinta-feira)
15h – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x São José Basketball
17h15 – Paulistano/Corpore x Flamengo

Mais em Basquete

viagra