Siga o OTD

Basquete

Forte na defesa, Brasil vence a Argentina na Copa América

Dominante na defesa, Brasil deslancha no segundo quarto e vence a segunda na competição em Porto Rico

FIBA/Divulgação

Pela segunda rodada da Copa América de basquete feminino, o Brasil enfrentou a Argentina, nesta segunda-feira (23), em Porto Rico. Com uma forte defesa, principalmente no segundo quarto, a Seleção Brasileira saiu com a vitória por 76 a 49. O destaque do duelo foi Clarissa que terminou com um duplo duplo, com 13 pontos e 16 rebotes. A próxima partida das brasileiras é na quarta-feira (25), contra o Paraguai.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na visão da armadora Tainá Paixão, o Brasil atuou focado durante os quarenta minutos. “Entramos firmes, sabíamos que seria um jogo duro, como sempre acontece quando enfrentamos a Argentina, atuamos bem concentradas, aplicando uma defesa muito forte, prova disso é que elas fizeram apenas quatro pontos no segundo quarto, o que é difícil de acontecer contra este adversário que tem um poder ofensivo grande. No ataque a nossa união prevaleceu, o jogo interior funcionou muito e soubemos jogar com as pivôs; quando elas marcaram esta bola, modificamos e atuamos mais com as jogadoras de fora, fazendo a bola rodar na mão de todas as jogadoras e isso sempre funciona bem”, comentou.

“Quando tudo funciona, o resultado vem, mas ainda assim foi uma surpresa boa, pois conseguimos fazer a diferença crescer, acredito que foi o jogo que o nosso time ganhou com a distância mais folgada contra a Argentina. Estamos felizes e empenhadas para o próximo jogo, cientes que dificuldade do campeonato”, acrescentou Tainá.

“Esta foi uma partida muito boa, já que entramos bem focadas, pois sabíamos que a Argentina seria uma adversária bem difícil. O nosso histórico contra elas não era muito bom, mas impusemos o nosso ritmo desde o início, com uma defesa muito forte, pegando vários rebotes e puxando os contra-ataques, fato este que nos permitiu vencer com o placar um pouco mais elástico. Seguimos focadas, não viemos aqui só para derrotar a Argentina, o nosso objetivo de chegar o mais longe possível permanece”, completou a lateral Isabela Ramona.

O jogo

A grande marca do primeiro tempo foi a defesa brasileira. Conseguindo manter uma boa marcação no perímetro e não permitindo as jogadas no garrafão, a Seleção Brasileira segurou o ataque argentino. Contudo, do outro lado da quadra, o Brasil tinha muitas dificuldades para colocar a bola na cesta, e, com as duas equipes com baixo aproveitamento dos arremessos, o placar dos primeiros 10 minutos de partida foi 13 a 8 para as brasileiras.

No segundo quarto o jogo mudou completamente. Mantendo seu ritmo na defesa e conseguindo desenvolver seus ataques, o Brasil engoliu a Argentina. Com um excelente aproveitamento nos rebotes de ataque, a Seleção Brasileira não deu chances para as adversárias e abriram boa vantagem no placar, indo para o intervalo com 27 a 12.

No terceiro período a Argentina veio para o jogo. Conseguindo atacar o garrafão brasileiro, as argentinas tiveram uma boa atuação nos primeiros minutos de quarto. Contudo, diferente do que aconteceu no primeiro tempo de partida, as bolas de três do Brasil passaram a cair, principalmente com Tainá e Patty, e a diferença no marcador se manteve, com o duelo indo com 53 a 34 para os últimos 10 minutos.

No último período de partida o Brasil soube cozinhar o duelo. Jogando com a vantagem ao seu favor, a Seleção Brasileira acelerou um pouco no começo, colando a diferença na casa dos 30 pontos, e administrou o jogo no restante do tempo, saindo com a vitória por 76 a 49.

Os oito primeiros colocados da FIBA Women’s AmeriCup 2019 garantem vaga no Torneio Pré-olímpico das Américas, que ocorrerá em novembro.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete