Siga o OTD

Basquete

Brasil supera Colômbia em estreia dramática na AmeriCup

Seleção Brasileira sofre em quadra, mas cresce no último quarto e arranca vitória por 67 a 61 diante das colombianas

FIBA/Divulgação

Que sufoco, meu amigo! A Seleção Brasileira não teve vida fácil na estreia da AmeriCup 2019, a Copa América feminina de basquete, que está sendo realizada em San Juan, capital de Porto Rico. Na noite desde domingo (22), a equipe superou a Colômbia em partida duríssima desde o início. Crescendo na reta final do último quarto, as comandadas do técnico José Neto arrancaram uma vitória importante para a sequência da competição: 67 a 61.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

Vinda do banco, Clarissa registrou participação fundamental para garantir o resultado positivo para o Brasil. Brilhante no garrafão nos minutos derradeiros, foi responsável por 14 pontos e seis rebotes ao todo, sendo também a cestinha do time no confronto. Damiris Dantas e Patty, com 12, e Erika, com 11, foram destaques não menos importantes. Clique aqui para ver as estatísticas completas de todas as jogadoras.

Considerando o retrospecto histórico da AmeriCup, brasileiras e colombianas haviam se encontrado em outras duas oportunidades no âmbito geral. Melhor para o time verde e amarelo, que detém 100% de aproveitamento com os triunfos em 1997 (114 a 55) e 2017 (68 a 47).

Agora, as meninas já pensam no próximo compromisso, marcado para esta segunda-feira (23), contra a grande rival Argentina, às 20h (de Brasília). No Grupo B do torneio, o Brasil terá os Estados Unidos pela frente na última rodada da chave.

+TABELA COMPLETA DA AMERICUP 2019

O jogo

Apesar do placar favorável ao final, a atuação não foi das melhores. Com muitas dificuldades tanto no ataque quanto na defesa, a Seleção Brasileira viu o adversário abrir vantagem e liderar o marcador durante a maior parte do tempo. Ao término dos primeiros dez minutos de jogo, a Colômbia vencia por 18 a 15, aproveitando principalmente as bolas de fora.

No segundo quarto, foram mais de cinco minutos sem pontuar. José Neto, por sua vez, mexeu muito no quinteto em quadra buscando a formação ideal. Rodando melhor a bola e recuperando a confiança, o Brasil parecia se livrar da ansiedade da estreia e levou para os vestiários o empate em 28 a 28.

Com muita intensidade e garra, a Colômbia seguiu pressionando. Principal referência técnica do elenco e da partida, a armadora Jenifer Muñoz criava todos os lances perigosos. Não à toa foi a cestinha do duelo com 19 pontos.

A Seleção Brasileira veio para o último quarto perdendo por 49 a 47. A partir deste momento, Clarissa começou a resolver. Dominante, não tomou conhecimento da defesa colombiana e garantiu a virada. Ainda inconstante, o Brasil demonstrou a qualidade e impôs o ritmo quando necessário. Vitória fundamental para as pretensões do elenco para a sequência da AmeriCup: 67 a 61.

Mais em Basquete