Siga o OTD

Basquete

Que sufoco! Brasil bate a Grécia no fim e avança no Mundial

Em jogaço histórico, Brasil arranca virada incrível, conta com a sorte no final e supera a Grécia de Giannis Antetokounmpo. Veja!

Que jogo sensacional, impossível não se emocionar! Em Nanjing, na China, a Seleção Brasileira conseguiu uma das vitórias mais marcantes da história do país na Copa do Mundo de basquete. Diante da poderosa e temida Grécia, que conta com o craque Giannis Antetokounmpo, MVP da NBA, a equipe se superou em quadra, virou o marcador no terceiro período e conquistou outro triunfo na edição de 2019: placar de 79 a 78.

O Brasil já havia superado a Nova Zelândia na estreia do Grupo F. Agora, com mais um resultado positivo, os comandados do técnico Aleksandar Petrovic garantiram a classificação para a sequência do torneio com uma rodada de antecedência na fase inicial. O próximo compromisso será contra Montenegro. Já na segunda, os adversários do mata-mata virão do Grupo E, que já conta com a presença confirmada dos Estados Unidos. República Tcheca ou Turquia completarão a chave.

Pelo lado brasileiro, o coletivo, de fato, fez a diferença. Grande desempenho do conjunto. Entre os destaques individuais, Anderson Varejão teve atuação de gala, anotando 22 pontos e nove rebotes. Além dele, Marquinhos (15), Alex (13) e Leandrinho (13) também brilharam.

Giannis não realizou o que gostaria. Ao todo, marcou 13 pontos e foi eliminado por faltas. Kostas Sloukas fechou com 20, sendo a principal referência técnica entre os gregos. Confira aqui as estatísticas completas de todos os jogadores.

+TABELA COMPLETA DO MUNDIAL DE BASQUETE

Anderson Varejão girando para cima de Giannis Antetokounmpo (FIBA/Divulgação)

O jogo

O nervosismo tomou conta no começo da partida, como não poderia ser diferente. Com muitos problemas para concluir os lances ofensivos, o Brasil compensava na defesa. Percebendo a dificuldade para conseguir infiltrações, a Grécia abusou dos chutes de fora. E deu certo. Convertendo bolas de três em sequência, principalmente com Calathes, o rival europeu abriu quatro pontos de margem ao fim dos primeiros dez minutos: 19 a 15.

A Seleção Brasileira, no entanto, não voltou com o mesmo ímpeto para o segundo quarto. Na verdade, os gregos impuseram o ritmo com bastante intensidade e deslancharam no marcador, tanto que abriram 15 pontos de margem. Ficou complicado. Retomando a confiança aos poucos, o time verde e amarelo diminuiu o prejuízo e foi para o intervalo perdendo por 40 a 30.

A partir daí, o confronto foi outro. A magia do basquete surgiu de maneira sensacional. Rapidamente nos segundos iniciais, o Brasil já encostou no placar. Logo em seguida, tomou a liderança e passou a ditar o ritmo. Apagado, Giannis Antetokounmpo não teve sossego e sofreu com a marcação brasileira.

A Seleção Brasileira veio para o último quarto com 56 a 53 em seu favor, além de manter o rendimento em altíssimo nível. Durante a maior parte do tempo, a diferença girava em torno dos cinco pontos. Com Printezis e Sloukas chamando a responsabilidade, a Grécia foi buscar o empate já na reta final do duelo. Mais precisamente, restando somente 35 segundos.

Com um ponto à frente, o Brasil segurava a diferença. Momentos dramáticos em Nanjing. Didi cometeu falta em Sloukas, que teve a oportunidade de ter três lances livres. Acertou o primeiro. Acertou o segundo. No terceiro, a bola bateu no aro e provavelmente cairia na cesta, mas Bruno Caboclo salvou no rebote e decretou a vitória brasileira por 79 a 78. Que sofrimento, meus amigos!

Mais em Basquete