Siga o OTD

Basquete

LDB 2019 reúne 13 equipes em busca do título

(João Pires/LNB)

A nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vai começar. Com 13 equipes participantes, duas a mais que na última edição, a maior competição de base do basquete brasileiro terá início nesta quarta-feira (24), em duas sedes distintas: Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

Os participantes serão: ADRM/Maringá (PR), Basquete Cearense (CE), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Praia Clube (MG), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP) e Sesi Franca Basquete (SP).

O torneio é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

A primeira etapa da LDB 2019 será dividida em duas partes, que após o seu término classificará os oito primeiros colocados à fase final. A primeira começará no dia 24 de julho (quarta-feira) e se encerrará no dia 30 do mesmo mês (terça-feira).

Nesse primeiro momento, as equipes serão divididas em dois grupos, mas em sedes diferentes: o Grupo A jogará no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), e o Grupo B no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). Dentro de seus grupos, os times se enfrentarão, todos contra todos, uma vez.

Equipes do Grupo A: Pinheiros (SP), Basquete Cearense (CE), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP), Flamengo (RJ) e ADRM/Maringá (PR).

Equipes do Grupo B: Paulistano (SP), Sesi Franca Basquete (SP), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Minas Tênis Clube (MG), Praia Clube (MG).

Já a segunda parte acontecerá em São Paulo, entre os dias 27 de agosto e 03 de setembro. Nela, as equipes do Grupo A enfrentarão as do Grupo B, mais uma vez em dois locais distintos: no Continental Parque Clube (Osasco) e no Ginásio Antônio Prado Jr (São Paulo). Ao final da disputa, os oito melhores colocados garantirão a vaga na fase final, que também ocorrerá em São Paulo.

A fase final acontecerá entre os dias 24 e 29 de setembro, com sede no Ginásio Antônio Prado Jr. Nela, os oito classificados serão divididos em dois grupos da seguinte maneira: Grupo C, com 1º, 4º, 5º e 8º colocados, e Grupo D, com 2º, 3º, 6º e 7º colocados.

Os quatro membros de cada grupo se enfrentarão entre si e, após isso, os dois primeiros colocados de cada chave avançam ao Final Four da competição, que terá confrontos entre o 1º C x 2º D e 1º D x 2º C. Após os duelos, os vencedores farão a finalíssima, marcada para o dia 29 de setembro.

Vale lembrar que o campeão terá o direito de disputar a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020 contra o campeão da LDD (Liga de Desarollo).

Os clubes que devem se destacar na competição são Pinheiros, atual campeão que traz elenco renovado pelo ala/pivô Mãozinha, Jogador Mais Eficiente da LDB 2018; Flamengo, com atletas que já atuaram pelo NBB; Paulistano, vice-campeão em 2018; e Sesi Franca, que tem um dos melhores garrafões da competição e jogadores que já jogam no profissional.

A LDB 2019 terá dois estreantes. O Coritiba Monsters, fundado em março de 2019, em um projeto encabeçado pelo ex-jogador Rolando Ferreira, e o Corinthians que com jogadores da equipe Sub-19, além de alguns atletas que já participaram do campeonato por outras equipes.

Tabela de jogos do 1º dia da LDB 2019:

24/07 (Quarta-feira)

Sede RJ – Ginásio do Tijuca Tênis Clube
09h – EC Pinheiros x Basquete Cearense
11h15 – União Corinthians/Unico x São José Basketball
13h30 – Flamengo x ADRM/Maringá

Sede Curitiba – Ginásio Palácio de Cristal
14h – Paulistano x Sesi Franca Basquete
16h15 – Corinthians x Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
18h30 – Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB x Minas Tênis Clube

Os campeões e MVP’s: 

2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

Mais em Basquete