Siga o OTD

Basquete

No último segundo, Santo André bate Araraquara e vai à semi

Santo André LBF
Jorge Bevilacqua

O Santo André está na semifinal da Liga de Basquete Feminino de 2019. E não foi com pouca emoção. Na noite desta segunda-feira, no Ginásio Pedro Dell Antonia, Santo André e Araraquara se enfrentaram pelo terceiro e último jogo da série dos playoffs e brigaram até o fim. Após um duelo para lá de acirrado, apenas um ponto definiu o vencedor: 53 a 52 para o Santo André.

O duelo foi decidido em uma uma bola de 3, faltando 0.2 segundo para o fim do primeiro tempo da prorrogação. E a responsável pela conversão da cesta foi Izabela.

“Acho que (senti) um pouco de alívio. A gente veio de uma série muito dura, parelha, equipes bem parecidas, então é um alívio de que o nosso trabalho deu certo. No primeiro jogo, em Araraquara, não conseguimos executar nosso plano da melhor maneira; no segundo jogo, mesmo com a vitória, estávamos mal ofensivamente e a gente se agarrou na defesa, que foi o que levou a gente para essa última bola. Fico muito feliz de ter coroado o grupo com essa bola, mas mostra muito um trabalho de equipe. A gente está feliz de estar na semifinal, mas essa comemoração é rápida. Agora é mais foco ainda do que já tivemos até aqui”, pontuou Izabela.

A cestinha do jogo foi a número 12 do Araraquara, Moura, que anotou 20 pontos. Do outro lado, Simone foi a maior pontuadora, com 13. E Maira Horford, do time visitante, foi eleita a MVP da partida e lamentou o resultado.

“A gente chegou com o propósito de fazer um jogo melhor que o segundo. A gente fez nossa parte e a bola final foi uma sorte, pode-se dizer, da bola sobrar na mão da Izabela e ela ter a felicidade de fechar com a bola de três. Mas nossa equipe foi determinada, guerreira. A gente lutou até o final, até onde pode, mas infelizmente não conseguimos a classificação”, avaliou a ala.

Assim, o Santo André espanta o fantasma do ano passado, quando acabou perdendo nas quartas de final para o Blumenau, por 2 a 1.

Com o resultado, o time do ABC paulista avança à semifinal da LBF e terá pela frente o Sampaio Basquete, segundo colocado na primeira fase e que eliminou o Ituano nas quartas. Do outro lado da chave, o atual campeão Campinas irá encarar a Uninassau, que se classificou ao fechar a série contra Blumenau. Ambas as séries também serão decididas em melhores de três jogos.

O JOGO

A partida foi acirrada do início ao fim. Em momento algum, nenhum dos times conseguiu abrir vantagem confortável, fazendo com que o jogo estivesse sempre aberto. Logo no primeiro quarto, empate em 13 a 13. E no segundo, o Santo André conseguiu levar três pontos de vantagem para o intervalo.

Na volta dos vestiários, Araraquara deu o troco e venceu o terceiro período por dois pontos de diferença. E na quarta e última parcial, o time visitante tirou o ponto que faltava, empatando em 44 a 44 e forçando o tempo extra.

E nos cinco minutos de prorrogação, o Araraquara abriu a maior vantagem do jogo todo: cinco pontos, fazendo 52 a 47. A vitória parecia encaminhada, mas o Santo André não desistiu: tirou a diferença e conseguiu um verdadeiro milagre faltando apenas 0.2 segundo para decretar o triunfo heroico.

Mais em Basquete