Siga o OTD

Basquete

São Paulo vence Unifacisa e força 5º jogo na Liga Ouro

Jogando fora de casa, time paulista vence, empata a série e traz a decisão da competição para São Paulo

Daniel Nery/Unifacisa

O São Paulo segue vivo na briga pelo título da Liga Ouro 2019. Na noite desta terça-feira (28/05), o tricolor paulista conseguiu uma importantíssima vitória sobre a Unifacisa fora de casa, em Campina Grande (PB), por 86 a 82, e empatou as Finais da competição (2 a 2).

Com a vitória, o São Paulo terá o direito de decidir a Liga Ouro em casa. O Jogo 5 entre as duas equipes acontecerá nesta sexta-feira (31/05), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, com transmissão ao vivo pela SPFC TV (Youtube).

O grande destaque do jogo ficou por conta do armador norte-americano Deonta Stocks, que contribuiu com 31 pontos, nove assistências e sete rebotes, totalizando 35 de eficiência. Além dele, o experiente ala Ted, 25 pontos, e o norte-americano Jalen Jones, 16 pontos e cinco rebotes, também foram importantes no triunfo do São Paulo.

Pela Unifacisa, três jogadores se destacaram na pontuação: o ala/armador Nick Okorie (20 pontos), o ala Luizinho (19 pontos) e o armador Nathan Barnes (16 pontos). Além deles, o pivô Pezão (14 pontos e 11 rebotes) e o ala/pivô Reggie anotaram duplo-duplos e também tiveram boas atuações individuais.

A partida apresentou dois tempos bem distintos. Depois de um primeiro quarto equilibrado (22 a 22), a Unifacisa conseguiu acertar a defesa e foi para os vestiários na frente do placar, com uma boa vantagem (39 a 32).

Na volta do intervalo, o São Paulo não demorou para reequilibrar as ações e terminou o terceiro períodos já na liderança, após vencer a parcial por 27 a 17. Com isso, a partida entrou nos último dez minutos com o placar bem equilibrado e o clima de decisão aflorado nas duas equipes.

Foi aí que brilhou a estrela de Deonta Stocks. O armador do tricolor estava com a mão quente no momento mais importante da partida e anotou incríveis 17 dos 27 pontos da equipe no quarto. O time da casa ainda tentou uma reação no final, mas não teve jeito. A decisão do título da Liga Ouro 2019 ficou para o tão esperado Jogo 5.

O treinador Cláudio Mortari, do São Paulo, falou sobre os ajustes que deram certo na equipe para o Jogo 4, que tinha clima de tudo ou nada para seu time.

“Conseguimos fazer o tudo. Tivemos umas mudanças de estratégia na equipe que foram importantes, jogamos com um time diferente. Nos playoffs é sempre um jogo por vez, você precisa criar sempre um fato novo. Conseguimos fazer isso e vencemos merecidamente, mais pelo segundo tempo”, afirmou o comandante tricolor.

Para Eduardo Schafer, treinador da Unifacisa, o início do terceiro quarto foi determinante para o resultado da partida, em que a vantagem de sua equipe foi embora rapidamente. Agora o foco é total no Jogo 5, com o objetivo de conquistar o título da Liga Ouro fora de casa.

“Voltamos do intervalo com sete pontos de vantagem, mas tivemos um início de terceiro quarto muito ruim. O Stocks também fez um grande jogo, tenho que reconhecer isso. Isso é playoffs. A gente sabia que seria duro, infelizmente não conseguimos fechar a série em casa. Agora vamos com tudo para São Paulo buscar a vitória, sabemos que é possível vencer lá, ganhamos o primeiro jogo da série lá. Vamos para o tudo ou nada”, avaliou o treinador Eduardo Schafer.

O calendário das Finais

Jogo 1 – 21/05 (Terça-feira) – São Paulo 72 x 81 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira) – São Paulo 85 x 84 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 3 – 26/05 (Domingo) – Unifacisa 71 x 66 São Paulo – Arena Unifacisa

Jogo 4 – 28/05 (Terça-feira) – Unifacisa 82 x 86 São Paulo – Arena Unifacisa

Jogo 5 – 31/05 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo

 

Mais em Basquete