Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Basquete em cadeira de rodas treina visando o Parapan de Lima

Time masculino se reunirá em de junho, julho e agosto para se preparar. Adversários da primeira fase já foram conhecidos

A seleção masculina de basquete em cadeira de rodas se reunirá nos meses de junho, julho e agosto para se preparar para o Parapan-Americano. Nesses encontros, os sistemas de defesa, ataque, preparação psicológica e preparação física de manutenção do esporte paralímpico serão reforçados.

Este esporte paralímpico é um dos 13 que se qualificarão para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No Rio 2016, a Seleção masculina de basquete em cadeira de rodas ficou com a quinta colocação.

“Estou fazendo acompanhamento semanal dos atletas e conversando com seus técnicos para alinhar informações. Além disso, os jogadores estarão envolvidos em jogos oficiais estaduais, fazendo com se mantenham motivados para render seu máximo no Parapan-Americano”, afirmou Sileno Santos, técnico da seleção de basquete em cadeira de rodas, após treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A última grande competição da equipe foi o Torneio de Páscoa, realizado em Blankenberge, na Bélgica, em que o time conquistou o bronze. “O evento na Bélgica tinha o objetivo de dar ritmo de jogo em competições internacionais. A equipe ainda não estava 100% treinada e os jogos mostraram que os posicionamentos, principalmente os ofensivos, estão alinhados com as habilidades e capacidades dos jogadores”, explicou Sileno Santos.

“Fizemos jogos com equipes de renome mundial. A Grã-Bretanha, por exemplo, é a atual campeã mundial e fizemos com eles nosso jogo de estreia”, acrescentou o técnico da seleção de basquete em cadeira de rodas. “Senti que o Brasil foi muito respeitado e as equipes tiveram que jogar bem para poder nos vencer.”

“Vencer a Holanda foi muito importante considerando que havíamos perdido os dois últimos amistosos feitos em 2018, durante preparação para o Mundial. Jogar com Japão é sempre muito importante porque é uma equipe que exige ações o tempo inteiro”, disse, ainda, Sileno.

Basquete em cadeira de rodas no Parapan

O Basquete em Cadeira de Rodas no Parapan terá dois grupos de quatro equipes cada, nas categorias masculino e feminino. Na primeira fase, todos contra todos serão medidos e classificarão os dois melhores para a semifinal. Os vencedores desta etapa vão se contentar com a medalha de ouro, em 31 de agosto.

No masculino o Brasil está no grupo B junto com Peru, Porto Rico e Estados Unidos. Enquanto isso, Canadá, Argentina, Colômbia e México jogarão no grupo A. Entre as mulheres nossa equipe enfrentará Estados Unidos, Chile e Peru no grupo A, assim como Canadá, México, Argentina e Colômbia estão no B.

A data de abertura do basquete em cadeira de rodas será no dia 24 de agosto, no Videena Sports Center 1. Os Estados Unidos são os atuais campeões nos dois naipes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia