Siga o OTD

Basquete

Franca e Flamengo começam a decidir da NBB no domingo

Flamengo e Franca Basquete decidem a NBB em série melhor de cinco com vantagem de mando para o time paulista

Na fase de classificação cada um ganhou uma (João Pires/LNB)

As finais da NBB 2018/2019 já têm seus confrontos definidos. Sesi Franca Basquete e Flamengo passaram por seus adversários nas semifinais e avançaram à grande decisão do maior campeonato do país, que terá início no domingo (19), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho. O rubro-negro garantiu vaga na terça (14).

A decisão será disputada em uma série melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), que foi o melhor time da fase de classificação. Já os Jogos 1 e um possível 4, com mando do Flamengo, o segundo melhor classificado, serão realizados no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).

Na fase de classificação, uma vitória para cada lado em casa. O Franca Basquete venceu no Ginásio Pedrocão por 84 a 77 e o Flamengo deu o troco no Tijuca Tênis Clube por 79 a 74.

Essa é a segunda vez que o Franca chega às finais do NBB. A primeira foi na temporada 2010/2011, na qual foi vice-campeão. Já o Flamengo, maior campeão da competição com cinco títulos, fará sua sétima aparição na decisão.

O time francano retornou às Finais do NBB após oito anos com campanha invicta nos playoffs. Fez 3 a 0 contra o Sendi/Bauru nas quartas e 3 a 0 contra o Mogi das Cruzes/Helbor na semifinal. Curiosamente, em toda a história da competição, somente duas equipes já realizaram esse feito: o Franca de 2010/2011 e o Flamengo de 2008/2009.

Já o clube rubro-negro passou pelo Corinthians nas quartas de final por 3 a 0 e pelo Botafogo na semifinal por 3 a 1. Agora, a equipe está de volta à decisão do maior campeonato do país depois de duas edições fora.

Apesar de ser uma final inédita no NBB, essa não será a primeira vez que Franca e Flamengo farão uma decisão na atual temporada. Os dois clubes estiveram a finalíssima da Copa Super 8, torneio que valeu vaga na Liga das Américas da próxima temporada. Em jogo único realizado no Ginásio Pedrocão, o clube da Gávea levou a melhor por 79 a 75 e faturou o título.

O calendário das Finais da NBB entre Flamengo e Franca Basquete

Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete