Siga o OTD

Basquete

Bauru vira em cima do Pinheiros e se mantém vivo nas semifinais do NBB

O fogo entre Bauru X Pinheiros está aceso nas semifinais do NBB! Com grande exibição no segundo tempo, a equipe do interior paulista virou para cima do time da capital, venceu o Jogo 3, nesta segunda-feira (15), por 94 a 77, e se manteve vivo na briga por um lugar na grande decisão do maior campeonato de basquete do país.

O Jogo 4 da série acontecerá neste sábado (20), às 14 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, com transmissões ao vivo da Band e do SporTV. Ainda em vantagem, agora por 2 a 1, o Pinheiros se classificará às finais em caso de vitória, enquanto que Bauru tentará forçar o Jogo 5, que caso necessário acontecerá na próxima terça-feira (23).

O Pinheiros chegou ao intervalo vencendo por 12 pontos (46 a 34), mas a segunda metade da partida foi completamente diferente. Com ritmo alucinante, Bauru virou o jogo de maneira impressionante ainda no terceiro período e, no final das contas, venceu os dois últimos quartos por 60 a 31 para vencer por 17 pontos de diferença.

Em noite inspirada, Jefferson brilhou na vitória bauruense. O ala/pivô foi o cestinha da partida, com 31 pontos, sendo 24 deles durante o ótimo segundo tempo de sua equipe. Nas bolas de três, o jogador teve seis acertos em dez tentativas (60% de aproveitamento).

Alex Garcia também foi fundamental para o triunfo do Bauru. Depois de marcar apenas cinco pontos no primeiro tempo, o camisa 10 marcou 17 na segunda metade da partida. Só no terceiro quarto, o “Brabo” marcou 12 pontos, além de distribuir três assistências. Ao todo, o capitão baurense registrou 22 pontos, oito assistências e cinco rebotes.

“Fizemos eles improvisarem hoje. Nos dois primeiros jogos demos muita liberdade para eles e isso não pode acontecer. A partir do segundo tempo, nossa equipe fez um grande trabalho defensivo e paramos o ataque deles”, disse Alex, ao lembrar que Bauru sofreu apenas 31 pontos no segundo tempo.

“Temos que seguir jogando da maneira que atuamos no segundo tempo, tirando o time deles da zona de conforto. A pressão vai ser deles, por estarem jogando em casa para fechar a série e vamos com tudo para forçar o Jogo 5. Estamos vivos”, completou o “Brabo”.

Do lado pinheirense, o destaque ficou mais uma vez por conta de Holloway. Mesmo muito bem marcado pela defesa bauruense, o norte-americano foi o cestinha de sua equipe, com 23 pontos. O atleta recebeu 13 faltas e teve ótimo aproveitamento nos lances livres, com apenas um erro em 14 tentativas.

Com destaque para mão quente de Jefferson, Bauru teve 15 arremessos convertidos da linha de três pontos em 32 tentativas (46,9% de aproveitamento). Do outro lado, o Pinheiros teve apenas seis acertos em 23 tentativas (26,1% de aproveitamento).

“Temos que admitir a qualidade do time do Bauru. Tínhamos condição de vencer o jogo de hoje, mas caímos diante de um grande time. Não vejo muitos erros do meu time hoje e o mérito é todo de Bauru. Eles jogaram muito bem o segundo tempo e não nos deram chance. Mas ainda estamos em vantagem e vamos jogar em casa para fechar a série”, analisou o comandante pinheirense César Guidetti.

Aos 39 anos, Valtinho mostrou um “fôlego de garoto” na partida desta segunda. O experiente armador ficou pouco mais de 30 minutos em quadra e teve boa atuação, com 11 pontos e quatro assistências.

No começo do segundo quarto, Gabriel Jaú protagonizou um lindo lance no Panela de Pressão. O garoto bauruense roubou a bola e finalizou o contra-ataque com uma linda enterrada “na cabeça” de Renan Lenz. O jogador de apenas 18 ainda sofreu a falta.

Depois de um primeiro quarto equilibrado, o Pinheiros foi dominante no segundo período. Logo no começo, a equipe se estabeleceu na liderança. Depois, os visitantes seguiram “jogando por música” e foram para os vestiários com 12 pontos de frente (46 a 34), após vencer o período por 29 a 16.

Com ótima defesa, a equipe fez dez pontos em contra-ataques a partir de erros do Bauru no segundo quarto e quando jogou em cinco contra cinco soube escolher muito bem seus arremessos. A equipe teve nove acertos em 11 arremessos de dois pontos (81,8%) e três bolas de três convertidas em seis tentativas (50%) no período.

Bauru tratou de mudar o cenário do jogo logo nos dois primeiros minutos do terceiro quarto. Com uma sequência arrasadora de 9 a 2, a equipe rapidamente baixou a diferença para apenas cinco pontos (48 a 43) e obrigou o técnico rival César Guidetti a parar o jogo.

O terceiro quarto foi todo do Bauru. Com Alex e Jefferson “pegando fogo” – a dupla marcou 24 dos 34 pontos da equipe no período –, os donos da casa não demoraram a virar o jogo e inflamaram a torcida nas arquibancadas do Panela de Pressão. Ao final da parcial, a vantagem bauruenese era de cinco pontos (68 a 63).

Nada mudou no último período e Bauru seguiu mandando no jogo. Jefferson seguiu com ótimo aproveitamento e a equipe não demorou a colocar sua vantagem em dois dígitos para confirmar a vitória com tranquilidade nos minutos finais.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete