Siga o OTD

Basquete

FIBA mantém decisão e CBB continua suspensa das competições internacionais

A Federação Internacional de Basquete, FIBA, decidiu manter a suspensão a CBB para competições internacionais. A entidade fez o anúncio, em congresso em Hing Kong está semana, após analisar os novos fatos apresentados pela Confederação Brasileira de Basquete. Com isso as seleções e clubes do Brasil seguem fora dos campeonatos internacionais da modalidade.

“O Comitê Central confirma a permanência da suspensão, mas reconhece os esforços da nova diretoria da CBB e estabelece um novo prazo para a Confederação ter a oportunidade de atualizar as informações sobre suas ações para resolver os problemas de governança, finanças e esportivos. O Comitê Executivo irá avaliar novos fatos na próxima reunião, no dia 21 de junho, quando decidirá as medidas apropriadas”, comentou a FIBA via nota.

Com essa nova data, o Brasil segue fora de das competições internacionais até o final de julho, levando em conta o período de preparação. Com a vaga garantida na Americup (Copa América de seleções) que acontece de 25 de agosto a 3 de setembro, com sede dividida entre Colômbia, Uruguai e Argentina, o time brasileiro precisa reverter a suspensão para poder competir.

Guy Peixoto, presidente da Confederação brasileira de basquete, comentou a decisão. “Apesar da manutenção da suspensão, o Comitê Executivo da FIBA reconheceu nossos esforços e nos deu um novo prazo para apresentar as mudanças, que será na reunião do dia 21 de Junho. A nossa gestão deu um passo importante na última visita à sede da FIBA, onde apresentamos nosso plano de ação e tudo que vem sendo feito para reerguer a CBB.  Brasil continua fora de competições internacionais até Julho. Isso dificulta ainda mais nosso trabalho, mas vamos tentar entrar com um pedido para não ficarmos de fora dos campeonatos de base já na próxima semana. Reafirmamos nosso compromisso de colocar a CBB no lugar que nunca deveria ter deixado de sair, e hoje temos certeza de que estamos no caminho certo.”

 

Entenda a Suspensão

Em novembro do ano passado a FIBA suspendeu a CBB de todas as competições internacionais, por analisar que ela a confederação não estava cumprindo com suas obrigações como uma federação nacional, infringindo os estatutos gerais da federação internacional e precisando de uma reestruturação.

Dentre as razões para a suspensão, as principais diziam respeito a dívidas da CBB com a FIBA e ao caos político e institucional que a confederação passou nos últimos anos.

 

 

Mais em Basquete