Siga o OTD

Basquete

Gui Santos fala de lesões em noite de reencontro com o Bauru

Nesta terça-feira (22), o Bauru recebe o Brasília, no Ginásio Panela de Pressão. Em noite de reencontros, Gui Santos fala sobre histórico de lesões, retorno a Bauru e nova fase no Brasília.

(Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Nesta terça-feira (22), Bauru Basket e Brasília estarão frente a frente no Ginásio Panela de Pressão, às 19 horas.
Se a partida em si já promete ser grande, outro fator aumenta mais ainda a expectativa desse confronto entre a equipe da capital federal e o Dragão: o reencontro de Gui Santos com o clube que o projetou no basquete nacional.

Com uma linda história no Bauru, o atleta chegou no Dragão em 2015 após se transferir do Barueri (SP), e veio, de início, para servir as categorias de base da equipe. Já na temporada seguinte, o jogador foi uma das peças do recheado elenco de estrelas do título nacional do Bauru, no NBB CAIXA 2016/2017.

Na ocasião, Gui, que sofreu uma lesão séria no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, ficou fora em boa parte da temporada, mas conseguiu retornar para as finais da competição.

“Com certeza o título do NBB foi o que mais me marcou. Mesmo após voltar de lesão naquele ano, consegui ficar no banco nas finais. Foi uma energia incrível, e logo para uma cidade que almejava tanto aquele título, foi uma conquista histórica”, disse o jogador

Gui Santos fez parte do elenco do Bauru que venceu o NBB CAIXA 2016/2017 (João Pires/LNB)
Na última edição do NBB CAIXA, o jogador teve um bom início, mas voltou a se lesionar, novamente no ligamento cruzado anterior (LCA), e ficou fora por boa parte da temporada.

Já nesta temporada, o atleta retornou, jogou seis partidas antes de se transferir para o Brasília e anotou médias de 4,5 pontos, 1,7 rebotes e 1,2 assistências em pouco mais de 17 minutos nos sete jogos disputados.

“Tive muitas lesões seguidas, então isso abala um pouco a confiança em termos de impor contato físico. Estou trabalhando nisso, para voltar a jogar em alto nível o mais rápido possível”, disse o jogador.

Agora no Brasília, Gui reencontrará sua ex-equipe pela primeira vez desde sua saída e, ainda por cima, será em sua antiga casa: o Ginásio Panela de Pressão.

“Voltar a jogar no Panela de Pressão me traz uma sensação muito boa, mesmo representando outra equipe. Foi uma cidade que me acolheu muito bem, e onde fiz grandes amigos e tive grandes experiências e aprendizados”, afirmou Gui Santos.

Ao todo, a história de amor entre Gui Santos e Bauru perdurou por longas quatro temporadas. Mas nesta edição o cenário mudou, após o atleta pedir para ser negociado com o Brasília. A saída do Bauru não foi por acaso, e uma “ajudinha” de um velho conhecido do ala/armador influenciou na escolha do atleta de trilhar novos rumos em sua carreira profissional.

Isso por que André Germano, treinador principal do Brasília, trabalhou junto com a jovem promessa desde as categorias de base do Bauru e o indicou como um possível reforço para o time da capital federal.

“O Gui é um atleta jovem e que tem muito potencial para ajudar a nossa equipe. Ele é um cara muito atlético, além de ter como principal característica a intensidade defensiva. Com a continuidade do trabalho, ele irá evoluir e será uma peça importante para buscarmos os resultados que almejamos”, disse o treinador do Brasília.

No geral, Germano, dono de vasta carreira no basquete, ficou no Bauru por cinco temporadas na função de assistente técnico da categoria adulta e também como coordenador das categorias de base da equipe. Assim como Gui, o técnico da equipe da capital federal terá uma noite de reencontro e enfrentará o Bauru no Panela de Pressão pela primeira vez desde que saiu da equipe.

“Foram aproximadamente cinco anos trabalhando muito no Bauru Basket. Muitas conquistas, alegrias e muita aprendizado e, nesse longo período, guardo ótimas lembranças que levarei comigo para aonde eu estiver. Mas agora é outro momento e a minha volta é com o foco no resultado que precisamos buscar: a vitória do Brasília. Necessitamos dessa vitória e estamos focados neste objetivo”, afirmou o técnico.

Mas essa não será a primeira vez que Germano medirá forças com o Bauru na temporada. Ainda no primeiro turno, ambas equipes protagonizaram um jogo digno de playoffs, com duas prorrogações, recorde de pontuação de um jogador na temporada e um final dramático que resultou na vitória do Bauru (113 a 105).

Curiosamente, a melhor atuação de Gui Santos na temporada foi justamente contra o Brasília. Na ocasião, o jogador anotou 11 pontos no duelo e só não ampliou sua pontuação pois saiu lesionado no final do terceiro quarto.

Mais em Basquete