Siga o OTD

Basquete

“Não podemos jogar como o NBB”, diz Petrovic sobre o Brasil

Técnico da Seleção Brasileira admite que usará pontos positivos do estilo de jogo praticado no país, mas pede “troca de chip”

Petrovic convoca Brasil para duelos contra o Uruguai
Divulgação

Na coletiva de anúncio dos atletas convocados para representar o Brasil na próxima janela das eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete na China em 2019, nesta quinta-feira (22), o técnico Aleksandar Petrovic foi categórico. Para ele a Seleção Brasileira não pode jogar como se joga a modalidade no NBB hoje.

Para o croata, o motivo disso é claro. “A Seleção Brasileira não pode jogar da maneira como se joga o NBB por conta dos desperdícios de bola, não podemos perder tantas chances como os clubes perdem, desse jeito em um jogo de seleções, você acaba derrotado nos primeiros minutos”.

Na última temporada e no começo da atual, o NBB ficou marcado pelo estilo de jogo que predomina a NBA, com ataques rápidos priorizando a bola de 3 pontos. Petrovic entende a situação, mas ressalta a necessidade de mudança para que o Brasil consiga alcançar o que ele espera.

“Entendo os clubes. Eles precisam ganhar, precisam de dinheiro e a forma como eles tem jogado (priorizando a bola de três), mesmo com altos e baixos pode os deixar mais perto da vitória. Mas na Seleção você não está por dinheiro, está pelo Brasil e não podemos atuar dessa maneira, precisamos ser consistentes durante todo o jogo. Preciso que os que estão aqui (na Seleção) troquem o chip’, comentou o técnico.

Presente na coletiva, Wlamir Marques, lenda viva do basquete brasileiro, concorda com o técnico. “O NBB se joga como está a NBA hoje. Os jogadores se matam na defesa e muitas vezes desperdiçam ataques, mas a Seleção joga em outra regra (a da FIBA),  onde precisa-se atuar de maneira diferente ” disse Wlamir.

Mudar, no entanto, não é abrir mão desse estilo. Para Petrovic, a Seleção Brasileira tem que saber jogar em todos os ritmos e em todos os momentos. “Pensar dessa maneira, não quer dizer que eu vou proibir que os jogadores tentem chutar de três pontos, vou com toda a certeza aproveitar isso, mas quero que eles saibam usar isso nos momentos certos de cada partida”, finalizou o croata.

Mais em Basquete