Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Seleções feminina e masculina se apresentam visando a AmeriCup

Competição continental, a primeira na história da modalidade, será entre os dias 12 e 14 de novembro na Flórida, Estados Unidos. Elencos brasileiros ainda não estão definidos

seleção brasileira basquete 3x3 feminino apresentação AmeriCup
(divulgação/CBB)

As seleções brasileiras feminina e masculina de basquete 3×3 se apresentaram nesta quinta-feira (4) para o início dos treinos visando a primeira AmeriCup da história, marcada para entre os dias 12 a 14 de novembro, em Miami, nos Estados Unidos. Os trabalhos acontecem no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, no Rio de Janeiro, até o dia 10, quando os dois grupos viajam. Os jogos terão transmissão ao vivo do Canal Olímpico, do Time Brasil.

No primeiro dia de trabalho, todos os atletas passaram pelo exame RT-PCR que detecta a Covid-19, como parte do protocolo de saúde da Confederação Brasileira de Basketball e também da Fiba 3×3. Após os exames, os jogadores ficarão isolados até os resultados, quando poderão iniciar os trabalhos técnicos, táticos e físicos na quadra, com os técnicos Douglas Lorite, do masculino, e Rafaella Bauerfeldt, no feminino.

seleção brasileira basquete 3x3 masculino apresentação AmeriCup
(divulgação/CBB)

Oito atletas treinam e quatro viajam para a AmeriCup no feminino. Foram convocadas Thayná Silva, Rayane Santanna, Vanessa Gonçalves, Lais Moura, Lays da Silva, Evelyn Larissa, Mayara Crystina e Vitória Marcelino. Rafaela Bauerfeldt Lopes é a treinadora. Já o masculino, treinado por Douglas Lorite, a lista atualizada tem cinco atletas também para quatro vagas: Léo Branquinho, André Ferros, Fabrício Veríssimo, Jefferson Socas e William Weihermann.

AmeriCup

Ao todo, serão 18 seleções masculinas e 15 seleções femininas em busca do pódio em Miami. Foi lá, há nove anos, que a FIBA realizou seu primeiro World Tour, elevando o nível do basquete 3×3 que mais tarde se tornaria olímpico em Tóquio 2020. No masculino, o Brasil está no Grupo C, ao lado do Chile e de uma outra seleção que virá da qualificatória B1. Já no feminino, está no Grupo D, com República Dominicana e mais um time que virá da qualificatória A1. Os dois melhores de cada chave irão para as quartas de final, em jogos de mata-mata até o título.

Mais em Basquete 3 x 3