Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho pega lenda malaia no torneio mais antigo do mundo

Ygor Coelho fará história mais uma vez em sua carreira. Entre os dias 14 e 18 de março, ele vai se tornar o primeiro brasileiro a disputar o All England Open, torneio mais tradicional e antigo do badminton. Disputado pela primeira vez em 1899, foi considerado o Mundial da modalidade até 1977 e é até hoje o campeonato mais restrito de todos. É mais difícil participar do All England do que de um Mundial ou de uma Olimpíada. Como não há qualifying, só entram na disputa os 32 melhores colocados do ranking mundial e o carioca de 21 anos ocupa atualmente a 32ª. colocação.

Nesta terça-feira, foram anunciadas as chaves do All England e Ygor Coelho ficou sabendo quem será seu adversário na primeira rodada. O brasileiro terá pela frente Lee Chong Wei, atual número 2 do mundo e maior nome do esporte na Malásia. Ele é considerado uma lenda no país, tanto que um filme foi produzido para contar sua história. Veja no vídeo abaixo:

Lee Chong Wei é o atual campeão do All England, competição que ele venceu outras três vezes: 2010, 2011 e 2014. Além de ter sido vice em 2009, 2012 e 2013. Aos 35 anos, o malaio está na reta final de sua carreira, que é recheada de conquistas. Ao todo, ele disputou 101 finais de torneios do circuito mundial de badminton, dos quais foi campeão em 67 deles. Além disso, é o jogador que mais tempo ficou na liderança do ranking mundial. Ao todo, foram incríveis 348 semanas no topo do mundo. Ele terminou o ano como número 1 do mundo em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2017.

Curiosamente, Lee Chong Wei, apesar da incrível carreira que construiu, não conseguiu ser campeão olímpico e nem Mundial. Ele chegou a três decisões seguidas dos Jogos e ficou com a medalha de prata nas três. Perdeu em Pequim 2008 e Londres 2012 para o chinês Lin Dan e no Rio 2016 para Chen Long, também na China. Em Mundiais, ele subiu ao pódio quatro vezes. Foi bronze em 2005 e ficou com a prata em 2011, 2013 e 2015.

Com todo esse currículo, dá para perceber o tamanho do desafio que Ygor Coelho terá pela frente. No mínimo, uma partida como essas servirá de aprendizado para o brasileiro, que ainda tem muito o que evoluir na carreira. Mas antes de encarar a lenda malaia, o carioca terá dois compromissos pela frente. Nesta quarta-feira, ele estreia no Aberto da Suíça, torneio em que terá pela primeira vez a técnica Nadia Lyduch a seu lado, e, depois, no começo de março, disputa o Aberto do Brasil, que será disputado em Foz do Iguaçu.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton