Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho perde de mexicano e é eliminado do Pan

Brasileiro penou para eliminar o canadense Brian Yang e foi eliminado nas quartas de final da competição continental

Reprodução/Instagram

Depois de passar sem maiores sustos pela estreia, o brasileiro Ygor Coelho teve de suar para vencer a segunda partida que fez pelo Campeonato Pan-Americano de badminton, que está sendo disputado em Aguas Calientes, no México, mas acabou eliminado nas quartas de final da competição.

Na partida desta sexta (26) Ygor Coelho, cabeça de chave número um da competição continental, bateu o canadense Brian Yang por 2 games a 1 após sair perdendo. Sem falar que o terceiro e decisivo game foi parelho, com o brasileiro vencendo por 21 a 18.

Ygor Coelho já havia batido o canadense no Pan-Americano de Badminton do ano passado, no primeiro encontro entre eles. Daquela vez, porém, foi mais tranquilo. O brasileiro fez 2 a 0 com 21/14 e 21/16  nas parciais.

Já no duelo por uma das vagas nas semifinais, e consequentemente a garantia de medalha no Pan-Americano de Badminton, Ygor Coelho teve pela frente o mexicano Job Castillo. No duelo, os atletas acabaram fazendo um confronto bem igual, com o representante do México levando a melhor na última parcial e saindo com a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 18/21 e 21/15, eliminando Ygor da competição.

Contra o mexicano já foram cinco confrontos, sendo que o brasileiro levou a melhor em quatro deles perdendo apenas um game, na Holanda em 2016. A única vitória de Castillo foi no ano anterior, no Chile, por 2 a 1.

Artur Pomoceno, Fabiana Silva e Samia Lima estão fora

Com uma vitória sobre o guatemalteco Ruben Castellanos, também de virada, Artur Pomoceno passou pelas oitavas de final do torneio. Perdeu o primeiro set por 21 a 18, mas depois impôs 21 a 15 e 21 a 16 sobre o adversário.

Na briga por uma vaga na semifinal do Pan-Americano de Badminton, Artur Pomoceno teve pela frente o canadense Jason Ho-Shue. Na partida, o atleta do Canadá acabou saindo com a vitória de virada por 2 sets a 1, com parciais de 11/21, 21/8 e 21/7, deixando o Brasil sem chances de medalha na chave de simples masculina da competição.

+ CONFIRA A CHAVE MASCULINA DO PAN DE BADMINTON

Já Samia Lima também passou apertado, mas pela canadense Fernanda Rivva. Abriu 1 a 0 com 21/16 na parcial, mas tomou o empate por 21/18. No game decisivo, precisou fazer 23 pontos para superar a rival. Na próxima fase vai enfrentar Crystal Pan, dos Estados Unidos, que eliminou a brasileira Jaqueline Lima com 21/14 e 21/17

Fabiana Silva foi outra brasileira nas quartas de final. Venceu a Nikte Sotomayor, da Guatemala, por 2 a 0, mas com parciais difíceis. Fez 21 a 18 e depois 21 a 19. Na busca por uma das vagas nas semifinais, a atleta do Brasil enfrentou Crystal Pan, dos Estados Unidos, e acabou sendo derrotada, por 2 sets a 1, com parciais de 16/21, 21/8 e 21/15.

+ CONFIRA A CHAVE FEMININA DO PAN DE BADMINTON

O outro brasileiro na chave masculina, Waleson Santos, perdeu para o cubano Osleni Guerrero sem conseguir fazer muita frente. Caiu por 2 a 0, com parciais de 21/17 e 21/12.

Brasil nas duplas

Única dupla brasileira na chave feminina, Jaqueline Lima e Samia Lima passaram pela primeira rodada. No primeiro jogo do Pan-Americano de Badminton, as representantes do Brasil superaram Haramara Gaitan e Adriana Irais Valero Mata, do México, por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/13.

Nas quartas de final, Jaqueline Lima e Samia Lima tiveram pela frente as peruanas Daniela Macias e Danica Nishimura. Na partida, a dupla brasileira conseguiu se impor, venceu o primeiro set, superou um momento de baixa e saiu com o triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 10/21 e 21/15.

Com o resultado, Jaqueline Lima e Samia Lima já garantiram uma medalha no Pan-Americano de Badminton. Por uma das vagas na decisão de duplas feminina, as brasileiras terão pela frente as canadenses Rachel Honderich e Kristen Tsai. 

Na disputa de duplas mistas, os brasileiros estão nas quartas de final. Fabricio Farias e Jaqueline Lima superaram a dupla formada por Luis Armando Montoya Navarro e Vanessa Karmine Villalobos Vazquez, do México, por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/12.

Na disputa por uma das vagas na semifinal, Fabricio Farias e Jaqueline Lima superaram os cubanos Osleni Guerrero e Taymara Oropesa Pupo, por 2 sets a 1, com parciais de 14/21, 21/15 e 21/17. Com isso, a dupla de brasileiros já garantiu uma medalha no Pan-Americano de Badminton. Em busca da vaga na decisão da competição, Fabricio e Jaqueline terão pela frente Nyl Yakura e Kristen Tsai, do Canadá.

Já Waleson Vinicios Evangeli Santos e Samia Lima superaram Maria Delia Zambrano  e Andy Jesús Baque, do Equador, por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/9, e estão a uma vitória de garantir uma medalha no Pan-Americano de Badminton. 

Na disputa por uma das vagas entre as quatro melhores duplas da competição, os brasileiros tiveram pela frente os canadenses  Kristen Tsai e Nyl Yakura. Na partida, os atletas do Canadá acabaram saindo com a melhor por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 16/21 e 21/13, eliminando Waleson e Samia da competição.

Na disputa entre os homens, o Brasil acabou tendo as duas duplas eliminadas. Fabricio Farias e Francielton Farias acabaram sendo derrotados pelos canadenses Jason Anthony Ho-Shue e Nyl Yakura, por 2 sets a 0, com parciais de 21/7 e 21/17. Já  Izak Batalha e Waleson Vinicios Evangeli Santos foram superados por Joshua Hurlburt-Yu e Dancan Yao, também do Canadá, por um duplo 21/18, dando adeus ao Pan-Americano sem chances de medalha.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Badminton