Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho sai com bronze do aberto da Polônia de badminton

O brasileiro Ygor Coelho venceu as quartas-de-final neste sábado, mas parou na semifinal após ser derrotado pelo indiano Lakashya Sen

O brasileiro Ygor Coelho conquistou a medalha de bronze no aberto da Polônia de badminton neste sábado 31. Nas duas partidas que fez, venceu  a primeira pelas quartas contra Fiqihila Cupu, da Indonésia, e perdeu a semifinal para Lakashya Sen, da Índia. As duas partidas foram em três games.

Se chegasse à decisão, seria a segunda final seguida do brasileiro no torneio, já que foi vice-campeão em 2017. No ano passado o aberto da Polônia não foi realizado.

A semifinal começou equilibrada e o primeiro a abrir uma dianteira foi Sen, ao fazer 12 a 9. Ygor Coelho se recuperou, tomou à frente e foi a 18 a 12. O indiano tomou o saque de volta e anotou quatro pontos seguidos, mas o brasileiro brecou o ímpeto do rival e cravou mais três pontos a seu favor, fechando em 21/16.

Sen voltou a abrir vantagem primeiro na segunda parcial e chegou a fazer 7/2. A “sangria” parou em um erro do indiano, que colocou a peteca na rede. O brasileiro, porém, não aproveitou o saque para se aproximar ao colocar a peteca para fora logo a seguir. Então Sen abriu ainda mais vantagem e chegou à parada com 11 a 3 a favor.

Indiano mandando no jogo

Na volta, Sen continuou mandando até os 13 a 3. Porém novamente a reação do brasileiro foi curta e logo a seguir o asiático recuperou o saque no 14/4. Foi abrindo ainda mais até empatar a partida com 21/7. A partir daí o brasileiro começou a demonstrar irritação com o próprio desempenho.

Ygor Coelho começou a parcial decisiva marcando 2 pontos seguidos, mas errou no terceiro ponto disputado e Sen empatou logo a seguir. Apesar de o game começar equilibrado, o brasileiro seguia demonstrando irritação a cada ponto do rival. Chegou até a esboçar uma reclamação com a arbitragem em um smash seu para fora e, logo depois, largou a raquete no chão quando Sen fez 11/7.

Mais focado, o indiano foi aos poucos se distanciando e chegou a 14/7. Ygor parou o rival no 14/8, porém Sen recuperou o serviço a seguir e abriu mais. O brasileiro ainda salvou 4 match points, mas sucumbiu no 21/14.

Ygor Coelho nas quartas-de-final

Para chegar na semifinal do aberto da Polônia Ygor Coelho venceu Fiqihila Cupu, da Indonésia. O brasileiro fez 21 a 14 no primeiro game, tomou 21 a 12 no segundo e derrotou o rival com um 21 a 17 na parcial de desempate.

O primeiro game foi de recuperação. Ygor chegou a estar ganhando por 8 a 4, mas permitiu a reação do adversário que marcou 14 a 10. A partir daí o brasileiro fez onze pontos consecutivos, a maior sequência da partida, e saiu na frente.

Yogor começou a segunda parcial à frente e se manteve até o 7 a 6. A seguir Cupu passou a comandar o placar para não mais perde a dianteira. No game decisivo Cupu dominou até seu 13º ponto, chegando a abrir 12 a 8. Mas Ygor Coelho se recuperou, empatou no 14, passou à frente e assim se manteve até fechar o jogo.

As estatísticas gerais mostram equilíbrio do jogo mais do que o placar das parciais. Ygor Coelho venceu 54 dos 106 pontos disputados, apenas um a mais que a metade. Consequentemente Cupu ganhou 52 deles. Além disso nenhum dos dois jogadores desperdiçou a chance de fechar parciais quando tiveram o game point na mão.

Duas vitórias no primeiro dia

Na sexta-feira 29, Ygor Coelho venceu as duas partidas que disputou. Fez 2 a 1 sobre Lin Yu Hsien, do Taipei, e depois conseguiu sua vaga nas quartas ao bater o irlandês Nhat Nguyen pelo mesmo placar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Badminton