Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Alex Pires quebra recorde mundial na Maratona de Buenos Aires

Correndo contra atletas olímpicos na Maratona de Buenos Aires, o atleta paralímpico Alex Pires terminou na 16ª colocação e quebrou o recorde mundial da classe T46.

Divulgação

No último domingo (23) foi realizada uma das mais notáveis maratonas desta temporada, a Maratona Internacional de Buenos Aires. E o Brasil teve o atleta paralímpico, Alex Pires, como um de seus destaques, já que ele competiu contra atletas olímpicos.

Nascido em Sapiranga no Rio Grande do Sul, o gaúcho de 28 anos completou os 42km com o tempo de 02:26:44, ficando com a 16ª posição na classificação geral mesmo sendo um atleta paralímpico.

Vale ressaltar que Alex descobriu aos 8 anos de idade que possuía um encurtamento no braço esquerdo. Porém devido à complexidade de sua deficiência, optou por não fazer uma cirurgia, já que corria sério risco de perder os movimentos do braço caso realizasse a cirurgia. Alex sempre gostou de esportes, passou pelo futebol e em 2007 conheceu o atletismo.

Este ano ele vivenciou uma situação bem diferente, ele se mudou para São Paulo, porém continuou com seu treinador Leonardo Ribas que mora em Porto Alegre. Ambos tiveram que se adaptar ao novo estilo de treinamento a distância, mas, no entanto, parece que vem dando certo. O tempo de 02:26:44 não o deixou apenas com a 16ª colocação no geral, mas também acabou assumindo a liderança do ranking mundial da categoria T46 e assim que a marca for homologada, será o novo recorde mundial também.

O antigo recorde era de 02:26:54, 10 segundos acima do tempo alcançado pelo gaúcho.

“Sei da minha capacidade, ano que vem temos tudo para correr melhor, junto com meu treinador, Leonardo Ribas, com um planejamento que estamos traçando. Particularmente acredito que posso melhorar muito mais, já que esse ano tive um ano meio conturbado devido a uma lesão e acabei me recuperando bem no meio do ciclo para preparação dessa maratona. No final não tivemos muito tempo de fazer uma preparação mais adequada para essa prova. Ano que vem para o mundial tempos ótimas expectativas para fazer ótimos resultados, quem sabe melhorando essa marca. E até 2020 acredito que posso melhorar essa marca e correr 02:20:00 e com essa marca hoje no Brasil é possível ganhar uma maratona contra os “olímpicos”.

Alex é integrante da equipe IEMA São Bernardo e faz parte do Time São Paulo, além de ser atleta do Bolsa Pódio e patrocinado pelas Loterias Caixa

Mais em Paralimpíada Todo Dia