Siga o OTD

Atletismo

Paulo André quebra recorde que já durava 28 anos

Com um grande desempenho, Paulo André quebra recorde dos 100 metros que durava 28 anos, em prova do Troféu Brasil de Atletismo.

Wagner Carmo/CBAt

No último final de semana a cidade de Bragança Paulista recebeu os melhores atletas do Brasil para o XXXVII Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Entre eles esteve o jovem Paulo André, velocista de 20 anos, que tinha como objetivo melhorar seu resultado pessoal que era de 10.06s, mas acabou quebrando um recorde que durava mais de duas décadas.

O cenário para melhorar esse tempo não estava muito favorável. Tempo chuvoso e baixa temperatura, fatores que não favorecem para um bom desempenho, especialmente numa prova de 100m. No entanto essas condições não pareceram importar muito para ele. O antigo recorde da competição havia sido feito em 1990, pelo ex-velocista Fernando Botasso com o tempo de 10.08s, no entanto logo na semifinal Paulo André cravou o tempo de 10.03s (vento de 0.4m/s), quebrando o recorde que já durava 28 anos.

Resultado que o deixou bastante animado e confiante para poder alcançar a tão sonhada marcade correr abaixo dos 10s. Na final esse sonho chegou bem próximo, o jovem capixaba correu amarca de 10.02 mesmo com vento negativo de -0.6m/s, quebrando novamente o recorde dacompetição e seu recorde pessoal.

Essa marca fez com que ele se torne o atual número 30 do ranking mundial da IAAF, uma posiçãoà frente do atual campeão mundial, o americano Justin Gatlin.No entanto os recordes não ficaram por aí, juntamente com seus companheiros de equipe, Gabriel Constantino, Jorge Vides e Derick Silva, quarteto que representa o Esporte Clube Pinheiros venceu o revezamento 4x100m com o tempo de 38.33s, quebrando o recorde da prova na competição.

Após uma temporada vitoriosa e de muitas melhoras, Paulo André irá curtir um período de férias onde ele poderá descansar e recuperar as energias. Para logo retornar aos treinamentos para a pré-temporada  do próximo ano, onde seus objetivos são os Jogos Pan-Americano em Lima, Peru, no mês de julho e o Campeonato Mundial que será realizado em Doha, Qatar, no mês de setembro. Sem falar no tão sonhado desejo de correr os 100m abaixo dos 10s.

Mais em Atletismo