Siga o OTD

Atletismo

Destaque da marcha atlética, Érica Sena disputa Troféu Brasil

Destaque da marcha atlética, Érica de Sena disputa o Troféu Brasil
Marcello Zambrano/CBAt

Recordista sul-americana, medalhista mundial e campeã do Circuito Mundial na prova de 20 km, Érica de Sena marchará no Troféu Brasil – competição será realizada entre 14 e 16 de setembro.

Uma das atletas de maior destaque do atletismo brasileiro, Érica Rocha de Sena disputa o Troféu Brasil, principal competição de clubes do país, em busca de seu oitavo título nacional consecutivo nos 20 km da marcha atlética.

A pernambucana de 33 anos é a atual recordista sul-americana da prova. Nos últimos anos, tem se firmado como uma das atletas de maior presença internacional do país. Em 2016, Érica foi medalha de bronze no Mundial de Marcha Atlética de Roma e 7ª colocada na Olimpíada no Rio. No ano seguinte, sagrou-se campeã do Circuito Mundial e foi 4ª no Mundial de Londres. Nesta temporada, conquistou mais um 4º lugar, desta vez no Mundial de Marcha Atlética disputado em Taicang, na China.

A competição chinesa, realizada em maio, foi o principal compromisso de Érica no primeiro semestre. Depois, Érica optou por não correr o Circuito Mundial para se dedicar aos treinos. Após quatro meses, volta a competir, e no Brasil, algo especial para a atleta que vive desde 2011 na cidade de Cuenca, no Equador.

“Não competi desde o Mundial porque precisava descansar um pouco, porque a temporada não foi fácil e eu queria chegar bem no Troféu”, diz Érica, que logo após a disputa em Bragança, viaja para a China, para participar do Around Taihu International Race Walking, na cidade de Suzhou, última etapa do Circuito Mundial. “E, depois de competir no Troféu e na China, já entro no período de treinos para 2019”, afirma a marchadora – o próximo ano terá como desafios os Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) e o Mundial de Doha (Catar).

Dominante na marcha atlética feminina do país, Érica quer conquistar novamente o título brasileiro. Mas não abre mão de alcançar uma boa marca. “Penso em conquistar uma boa posição e um bom tempo. Mas vou com calma, porque a competição na China é uma semana depois do Troféu (entre 23 e 26 de setembro)”.

Jovens atletas também são atração no Troféu Brasil

Troféu Brasil

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Além de receber grandes nomes do esporte, a competição serve também como trampolim para uma jovem geração confirmar sua presença entre as estrelas da modalidade.

Aos 20 anos, Paulo André de Oliveira (Pinheiros), por exemplo, busca o bicampeonato do torneio. Líder do Ranking Brasileiro, com 10.06 (O.2), está pronto para enfrentar outros jovens como Jorge Henrique Vides e Derick Souza (ambos do Pinheiros), que têm as marcas de 10.08 e 10.10 em 2018. O trio está entre as esperanças para as competições de 2019 e, acima de tudo, para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

No feminino, Vitória Cristina Rosa (Orcampi Unimed), de 22 anos, também entra na competição como favorita nos 100 e nos 200 m. Ela é líder no ranking brasileiro dos 100 m (11.03) e dos 200 m (22.87) e venceu recentemente as duas provas no Campeonato Ibero-Americano de Trujillo, do Peru, e integrou o revezamento 4×100 m campeão da Copa Continental de Ostrava, na República Tcheca.

Paulo André, Derick e Vitória estão entre os convocados para o Campeonato Sul-Americano Sub-23, que será disputado em Cuenca, no Equador, nos próximos dias 29 e 30. Outros atletas mais jovens ainda estão confirmados no Troféu Brasil. Entre eles, alguns convocados para os Jogos Olímpicos da Juventude, cujo torneio de Atletismo será disputado de 11 a 16 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

Os convocados são da categoria sub-18, mas já participam de competições adultas. Lucas Conceição Vilar (Águias Guariba-SP), nos 200 m; Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC), nos 400 m; Letícia Maria Lima (CT Piauí- PI), nos 100 e 200 m; Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP), nos 400 m com barreiras; Letícia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP), nos 3.000 m com obstáculos; e Nerisnélia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT), no salto triplo. Todos eles vão medir força com adversários mais experientes como preparação para os Jogos.

Mais em Atletismo