Siga o OTD

Atletismo

Voltando de lesão, Almir Jr. pede dispensa da seleção

Divulgação

Ainda sem ritmo para competir em alto nível, Almir Jr. e seu técnico enviaram uma carta à CBAt para pedir dispensa da seleção brasileira no restante da temporada de 2018

Almir Jr. e seu treinador, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, entregaram uma carta ao presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) nesta sexta-feira (24) pedindo dispensa da seleção brasileira para o restante da temporada.

Totalmente curado de suas lesões no joelho direito e no pé esquerdo, Almir afirmou, em um post em um sua conta oficial no Instagram, que ainda não está com o ritmo ideal para participar de competições em 2018. “Afirmo que estou bem e 100% recuperado das lesões deste ano, e por isso optamos por não competir mais, pois apesar de estar recuperado, estou sem ritmo de competição, que é algo que vem com treino e tempo, uma coisa que não temos neste momento. Estou, sim, competitivo, mas não no nível que queremos e, por isso, não podemos arriscar a próxima temporada, que prometo que estarei bem treinado e competitivo”, escreveu.

Outra justificativa para o pedido de dispensa seria que uma volta antecipada poderia prejudicar a participação do atleta para os Jogos Pan-Americanos, em 2019, e os Jogos Olímpicos, em 2020. “Foi uma decisão pensada junto com a minha equipe inteira, depois de sentarmos e conversarmos bastante sobre e podem ter certeza que foi tomada visando a importantíssima temporada de 2019 e o nosso foco principal 2020”, comentou.

Fora da temporada em 2018, Almir Jr. perderá duas competições Campeonato Ibero-Americano que teve início nesta sexta-feira (24) em Trujillo, no Peru, além da Copa Intercontinental de Ostrava, na República Tcheca, dias 8 e 9 de setembro.

Confira o post 

Boa noite pessoal !
Venho aqui pra falar um pouco sobre essa decisão…
Primeiro de tudo essa foi uma decisão pensada junto com a minha equipe inteira, depois de sentarmos e conversarmos bastante sobre, e podem ter certeza que foi tomada visando a importantíssima temporada de 2019 e o nosso foco principal 2020. 
Afirmo que estou bem e 100% recuperado das lesões deste ano, e por issso optamos por não competir mais, pois apesar de estar recuperado, estou sem ritmo de competição, que é algo que vem com treino e tempo, uma coisa que não temos neste momento, estou sim competitivo, mas não no nível que queremos e por isso não podemos arriscar a próxima temporada que prometo que estarei bem treinado e competitivo. Abrir mão dessas próximas competições foi uma coisa particularmente difícil pois queria muito saltar cada uma dessas etapas sem pensar nos riscos, mas tenho uma equipe que me dá todo o suporte para tomar as melhores decisões, manter os pés no chão e a cabeça nos objetivos principais, então nesse momento essa é a melhor decisão a ser tomada. 
Agradeço ao meu treinador Arataca, minha equipe de trabalho, @romerohigh@suportefisioterapia @basa400@lukasnakaya meus patrocinadores @petrobras @marinhaoficial @361brasilmeu clube @sogipa a @atletismo.brasil e @timebrasil e tbm a minha família e amigos por todo apoio e suporte nessa decisão.

Confira a carta na íntegra

Prezado Presidente Warlindo, bom dia !!!!
“Sem dúvida nenhuma, o sentimento de RENÚNCIA é tão forte, tão pesado e tão corajoso quanto os sentimentos que nos levam ao êxito, a vitória.”
Depois de um treino forte, muito forte e de apronto, com nosso atleta Almir Júnior, ontem à tarde e de reunir opiniões do nosso “grupo Interdisciplinar”, ficamos muitos felizes pela resposta e sensação “assintomática” que nos passou o atleta Almir Júnior, ao final do treino. “Sim…sim….estou sem dor” afirmou feliz o nosso atleta !!!
Uma boa, ótima notícia, para quem vinha tratando intensivamente, a mais de 60 dias, duas lesões, não graves, mas delicadas e traumáticas, no joelho direito e pé esquerdo.
Ao mesmo tempo chegamos à conclusão que o Almir está bem e com esses problemas de lesão sanados, mas longe de sua melhor forma física e técnica, em função das limitações impostas para treinamentos. O que acarreta em um grande risco nos toques (batidas) no solo, que poderia trazer retrocesso na lesão ou mesmo novas lesões. Principalmente por ter perdido o domínio dos gestos técnicos. (nesse nível de exigência a batida tem que ser o mais correto possível !!!!)
Nossa intenção de participar do Ibero americano, da final da Diamond League, Intercontinental Cup IAAF e Troféu Brasil era realidade, mas essa dúvida e temor, principalmente o sentimento de preservação em função das temporadas 2019 (Mundial Doha e Jogos Pan americanos)e 2020 (Mundial Indoor e Jogos Olímpicos, nos levou a RENUNCIAR desses compromissos e oportunidades.
Temos consciência dos valores (US $$$$) que envolvem e que perderemos na não participação nesses eventos, mas nada se compara ao nosso objetivo principal e maior que são os JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020.
Nada vale o risco !!!! Pois mesmo perdendo momentaneamente, apostamos todas as nossas fichas em 2020.
Recebemos da agente/empresária IAAF Chiara Davini (Itália) a confirmação da qualificação do Almir para participar da grande Final da Diamond League e já havíamos recebido também a sua notificação para Copa Intercontinental (IAAF CUP)…….notícias que faria qualquer atleta realizado e feliz. Mas temos que ter a clara consciência de onde estamos e onde podemos e, principalmente, onde queremos chegar.
Sendo assim, solicito a sua indispensável atenção em aceitar o pedido de “nossa dispensa” das demais delegações brasileiras nessa temporada.
Almir vai complementar + 10/15 dias de fisioterapia, depois aproximadamente 21 dias de folga ativa dos treinamentos e já reinicia, na segunda quinzena de setembro, seu programa para temporada de 2019.
Volto a registrar ao meu presidente que o nosso atleta está 100% sem dor, treinado e em 100% em forma, ele é extremamente competitivo. O senhor já testemunhou pessoalmente isso !!!!
Quem, que atleta brasileiro, nessa temporada de 2018, ganhou uma medalha no mundial ??? Qual atleta ficou coma segunda melhor marca do ranking Mundial Indoor e na presente temporada outdoor (ao ar livre) é o terceiro melhor do Ranking Mundial da IAAF ??? Então vamos dar esse tempo e crédito a essa forte atitude de RENÚNCIA, por preservação e para uma preparação melhor e mais completa nos objetivos nas temporadas 2019/2020.
Sabemos que podemos contar, como sempre, com apoio do amigo e presidente !!!!
Agradecemos sua indispensável atenção !!!!
“Arataca”

 

Mais em Atletismo