Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhistas paralímpicos competem no Circuito Caixa

Divulgação/CPB

Circuito Caixa de Atletismo será realizado neste fim de semana, 4 e 5, e reunirá os principais atletas da modalidade no Centro CT Paralímpico

Tem início neste sábado, 4, a segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. O Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, será o palco até domingo, 5, do evento, que estará repleto de medalhistas paralímpicos. Ao todo, 23 atletas que já subiram ao pódio em ao menos uma edição de Jogos Paralímpicos integrarão as disputas da competição.

Ao todo, 296 atletas de 19 estados e do Distrito Federal estão inscritos no evento. São Paulo é a unidade da federação com o maior número de representantes, 125. Esta será a última oportunidade para os atletas obterem vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorrerá no fim de setembro, também no CT Paralímpico. O Brasileiro reunirá os melhores atletas do ano por Índice Técnico Competitivo (ITC) e os melhores do ranking nacional.

Na lista dos medalhistas paralímpicos, destacam-se nomes como Petrúcio Ferreira. Atual campeão paralímpico dos 100m, classe T47 (para amputados de braço), o paraibano já bateu dois recordes mundiais nesta temporada. No Grand Prix de Paris (França), em junho, baixou sua própria marca dos 100m de 10s53 para 10s50. Duas semanas mais tarde, no Grand Prix de Berlim (Alemanha), foi a vez do recorde dos 200m: o atleta de 20 anos registrou 21s17 – quatro centésimos abaixo do seu antigo tempo.

Dona de sete pódios, Terezinha Guilhermina é a mais experiente (39 anos) e puxa a fila da geração de velocistas deficientes visuais que trouxe uma série de medalhas paralímpicas ao país. Além dela, estarão em ação as atletas da classe T11 (cegas totais) Jhulia Karol, Jerusa Geber, Silvânia Costa e Thalita Simplício, além de Alice Corrêa, da classe T12 (baixa visão).

As provas de campo também têm rendido resultados expressivos ao atletismo paralímpico brasileiro. Recordista, campeão mundial e paralímpico do lançamento de disco F11, o paulista Alessandro Rodrigo também estará em ação no CT.

Além de atletismo, o Circuito Loterias Caixa ainda contempla disputas de esgrima em cadeira de rodas, halterofilismo e natação. A segunda etapa nacional de natação acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto. Em outubro, acontecerão os Campeonatos Brasileiros das três modalidades.

Mais em Paralimpíada Todo Dia