Siga o OTD

Atletismo

Quatro ouros e oito medalhas para o Brasil no Sul-Americano indoor

Raiane Vasconcelos, Lissandra Campos, Vitória Rosa e Felipe Bardi levaram ouro no primeiro dia de disputa em Cochabamba

Vitória Rosa vence campeonato sul-americano indoor Brasil leva ouro com Felipe Bardi, Raiane Vasconcelos e Lissandra Campos em Cochabamba
(Foto: Cada Atletismo)

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro na sessão da tarde no no Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo que acontece em Cochabamba, Bolívia. Raiane Vasconcelos e Lissandra Campos lideraram dobradinhas ouro-prata, enquanto Vitória Rosa e Felipe Bardi foram os mais rápidos do dia. Além disso, a delegação brasileira conseguiu também três pratas e um bronze.

O Sul-Americano Indoor de Atletismo continua neste domingo, contando com estrelas do atletismo brasileiro, como o campeão mundial indoor do arremesso de peso Darlan Romani.

DOBRADINHA NO PENTATLO

Raiane conquistou a primeira medalha de ouro, no pentatlo feminino. A atleta de 26 anos se sagrou bicampeã da competição ao marcar 3624 pontos, pouco a frente da compatriota Tainara Mees, de apenas 19 anos, que somou 3617 pontos. A paraguaia Anna Pirelli completou o pódio com 3410 pontos.

O pentatlo é uma variação indoor do heptatlo e é marcada por cinco provas: 60m com barreiras, alto em altura, arremesso de peso, salto em distância, além dos 800m. Depois  das provas da manhã, Tainara era a líder, seguida de Raiane. Tainara Mees teve 5m89 no salto em distância, enquanto Raiane Vasconcelos conseguiu 5m56. Raiane ficou em segundo nos 800m com 2m38s83 e conseguiu ultrapassar Tainara, que terminou a última prova em quinto e último, com 2m53s96.

DISPUTA ACIRRADA NO SALTO EM DISTÂNCIA

A segunda dobradinha aconteceu no salto em distância. Eliane Martins foi muito regular na eliminatória, saltando três vezes para acima de 6m36, liderando com 6m41. Ela conseguiu 6m49 na quinta tentativa e aumentou sua liderança. Em seguida Lissandra Campos conseguiu exatamente a mesma marca, mas seguia em segundo já que tinha uma segunda marca inferior. E ela, na última tentativa conseguiu o ouro ao marcar 6m45 e ultrapassar a rival. A colombiana Natalia Linares foi bronze com 6m32.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

MAIS VELOZES DO SUL-AMERICANO INDOOR

As provas de velocidade encerraram a programação oficialmente. Primeiramente foi disputada os 60m feminino. Vitória Rosa (foto) deu um sprint final incrível para levar o ouro com 7s32. Lorraine Martins foi a sétima, com 7s55. Já nos 60m masculino, Felipe Bardi levou o ouro ao completar a prova em 6s58. Erik Cardoso terminou em sétimo, com 6s84.

OUTRAS MEDALHAS

Nos 1.500m Guilherme Kurtz levou a prata com 4m00s38, pouco a frente do compatriota Thiago André, bronze com 4m00s54. O boliviano David Ninavia conquistou o ouro para delírio da torcida local, com 3m56s65. Na prova mesma feminina do Campeonato Sul-Americano indoor, Flávia Maria de Lima foi quarta colocada com 5m07s57, quase 30 segundos atrás da medalhista de bronze.

MAIS PROVAS DO SULA INDOOR

No salto com vara, Augusto Dutra não passou dos 4m90 e ficou em segundo lugar, sendo que apenas dois atletas participaram da prova. Dessa forma, Augusto não medalhou. O vencedor da prova do Sula Indoor foi o venezuelano Ricardo Montes que conseguiu a marca de 5m20.

Na única prova do heptatlo masculino da sessão da tarde, José Fernando Santana, o Balotelli, teve um duelo com o chileno Santiago Ford, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Eles conseguiram 1m99, mas Ford passou dos 2m02 enquanto Balotelli não ultrapassou os dois metros. Ambos perseguem o atual líder, Gerson Izaguirre, da Colômbia. A disputa será dessa forma acirrada nas três provas finais. Já Lucas Catanhede foi o quarto melhor da prova com marca de 1m90 e segue em quarto geral.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Atletismo