Siga o OTD

Atletismo

Alison dos Santos e Letícia Oro eleitos atletas do ano pela CBAt

Alison dos Santos e Letícia Oro Melo foram eleitos os melhores do atletismo brasileiro em 2022 em premiação da CBAt

Montagem com fotos de Alison dos Santos e Letícia Oro discursando
(Fotos: Wagner Carmo/CBAt)

Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, e Letícia Oro Melo, medalha de bronze no salto em distância também no Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, em julho, foram eleitos os melhores do ano por um júri técnico, formado por treinadores e jornalistas, e os atletas da galera em votação realizada pela internet. Eles são os grandes vencedores do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (12/12) na Villa Bisutti, em São Paulo.

O prêmio teve apresentação de Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara e integrante dos ídolos do atletismo, e do jornalista Bruno Lawrence, com a participação muito especial de Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 m nos Jogos de Los Angeles-1984 e também ídolo do atletismo. Na entrada do recinto da festa, ficou exposto para toda a comunidade atlética o troféu de Melhor Federação do Mundo dado à Confederação Brasileira de Atletismo pela World Athletics.

+ Amanda Schott iguala três recordes brasileiros no Mundial de LPO

Ano perfeito para Piu

O paulista Alison dos Santos (Pinheiros-SP), de 22 anos, teve um ano perfeito. Além do ouro em Eugene, com 46.29, novo recorde sul-americano, foi o campeão invicto da Liga Diamante, o mais importante circuito de competições da World Athletics. Piu, como é chamado, correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022. Treinado por Felipe de Siqueira, ganhou o prêmio de melhor atleta pela segunda vez. No ano passado, venceu em função da medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Alison recebeu quase 80% dos votos do júri técnico. Entre os nove lembrados, estão também o maratonista Daniel do Nascimento (6,78%) e o marchador Caio Bonfim (3,39%).

“É uma honra receber esse reconhecimento da comunidade do atletismo”, comentou Alison dos Santos, que começou a carreira no Instituto Edson Luciano Ribeiro em São Joaquim da Barra, cidade em que nasceu.

Letícia vence entre as mulheres

No feminino, a catarinense Letícia (Corville) recebeu quase 70% dos votos do júri técnico. Ela conquistou o bronze com um salto de 6,89 m (1.1) no dia 24 de julho. Ela obteve a marca em sua primeira tentativa, alcançando o recorde pessoal. No dia anterior, havia garantido vaga na final, com 6,67 m (1.5), também melhor resultado pessoal. “É uma honra”, disse Letícia, ganhadora da 15ª medalha para o Brasil na história do Campeonato Mundial.

O Mundial foi a sua segunda competição do ano para Letícia. A atleta havia passado em novembro de 2021 por uma cirurgia por causa de um rompimento no ligamento do joelho esquerdo. Em outubro, a saltadora também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos em Assunção, no Paraguai. Nascida em Joinville, no dia 5 de outubro de 1997, Letícia treina na cidade com o professor João Carlos dos Santos.

A velocista carioca Vitória Rosa (Pinheiros-SP), recordista sul-americana dos 200m (22.47), recebeu 10% dos votos, enquanto a marchadora Viviane Lyra, recordista brasileira dos 35km, teve 3,33%.

Revelações

Vanessa e Renan posam para foto
Vanessa Sena e Renan Galina (Foto: Carol Coelho/CBAt)

O paranaense Renan Correa de Lima Gallina (AA Maringá-PR), de 18 anos, e a paulistana Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), de 17, foram eleitos os Atletas Revelação do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022.

Renan venceu os 200 m do Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, em Cuiabá (MT), com um tempo de 20.12 (0.8). A marca estabeleceu um novo recorde sul-americano sub-20 e brasileiro sub-23. Além disso, o velocista conseguiu o índice exigido pela World Athletics para o Campeonato Mundial de Budapeste Adulto, que será disputado na Hungria, em 2023. Ele treina em Maringá, orientado pela professora Sandra Regina Crul.

Vanessa Sena dos Santos é recordista brasileira sub-18 do salto em distância, com 6,39 m (0.4), marca obtida no Campeonato Sul-Americano da categoria, em São Paulo. Ela também disputa provas de velocidade, com resultados muito positivos. Nascida a 30 de maio de 2005, em São Paulo, a atleta é orientada por Alexandre Moratto. Ela disputou diversas competições internacionais este ano, como, por exemplo, os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina e a Gymnasíade, na região da Normandia, na França. Venceu em ambas as competições a prova do salto em distância. Também disputou o Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, tudo como experiência importante para seu futuro.

Melhores clubes

Na premiação aos clubes, duas entidades paulistas levaram o prêmio. A AD Centro Olímpico, como Clube Formador, e o EC Pinheiros, como Clube de Alto Rendimento, foram os vencedores.

O Clube Formador é o que somou mais pontos na classificação geral das equipes nos Campeonatos Brasileiros Sub-20, Sub-18 e Sub-16. AD Centro Olímpico totalizou 435,5 pontos no ano, seguida por IPEC, do Paraná, com 321,5 pontos, e da Orcampi, também de São Paulo, com 294.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Roberto José Lobo Queiroz, diretor Adjunto de Atletismo, recebeu o prêmio de Clube de Alto Rendimento para o Pinheiros, o clube que somou mais pontos na classificação geral das equipes no Troféu Brasil e no Campeonato Brasileiro Sub-23. O Pinheiros, que conquistou o seu sétimo título do Troféu Brasil em 2022, foi o campeão no Alto Rendimento, com 501,5 pontos. O SESI-SP foi o segundo colocado, com 246, e a União Catarinense de Atletismo (UCA), a terceira, com 194. O prêmio foi entregue por Cleiton Cesário, presidente da Comissão de Atletas da CBAt.

Mais em Atletismo