Siga o OTD

Atletismo

Gabi Souza é destaque na abertura do Mundial de Marcha Atlética

Em Mascate, capital de Omã, Gabriela Souza termina na 24ª posição na prova dos 20 km

Gabriela Souza mudial marcha atlética
Gabriela Souza é bicampeã da marcha no Brasileiro Caixa Sub-20 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O Brasil abriu sua participação no Campeonato Mundial de Marcha Atlética, na cidade de Mascate, capital de Omã. Gabriela Souza foi o destaque com o 24º lugar na prova dos 20 km, ao terminara com 1h44min18s. Contudo, Viviane Lyra foi desclassificada.

A sexta-feira (4) também teve disputas nos 10 km Sub-20 feminino e masculino. Gabrielly Cristina dos Santos foi a melhor, fez 54min21s e terminou no 28º lugar. Lilian Bittencourt conquistou o 29º lugar (54min33s).

Entre os homens, João Victor Silva foi desclassificado e Heron Miranda terminou no 26º lugar, tempo final de 54min41s.

A China conquistou o ouro nos 10 km feminino e masculino, e ainda faturou nos 20 km feminino, com a vitória de Ma Zhenxia.

+ Alison dos Santos segue para os EUA

Mais Brasil em Omã

A seleção brasileira no Mundial de Marcha Atlética tem uma equipe completa, com 15 atletas, todos os que conseguiram os índices exigidos pela World Athletics nos 20 km e 35 km adulto masculino e feminino, além dos 10 km Sub-20 feminino e masculino.

Um dos destaques da seleção é o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017, que terá a companhia da mãe, Gianetti Bonfim, treinadora-chefe, em Mascate, e do pai João Sena, convocados também porque tem sete dos 15 atletas da equipe de Sobradinho na delegação. Caio decidiu disputar os 35 km no sábado. “A esperança e objetivo é o de fazer excelentes resultados para o Brasil”, disse Caio, de 30 anos.

Caio Bonfim marcha atlética atletismo Sul-Americano brasileiros Mundial de marcha atlética equipes Brasil
Caio Bonfim é principal nome brasileiro na modalidade (Wagner Carmo/CBAt)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

História

O melhor resultado brasileiro na competição, que era chamada de Copa do Mundo de Marcha, foi obtido em 2016, quando a pernambucana Érica Sena ganhou a medalha de bronze na edição de Roma, em 2016. Na seguinte, em Taicang, na China, em 2018, Érica terminou em quarto lugar, sempre nos 20 km.

O Mundial de Marcha por Equipes estava previsto para 2020 em Minsk, na Bielorrússia, e foi adiado para 2021 por causa da pandemia global da COVID-19. No ano passado, as instabilidades políticas do país fizeram com que a World Athletics mudasse a competição para 2022 para Omã, país do Oriente Médio, que tem investido em competições esportivas.

Mais em Atletismo