Siga o OTD

Atletismo

Paulo Roberto de Paula faz índice para o Mundial na maratona

paulo roberto de paula maratona viena liderança ranking

Paulo Roberto de Paula foi o brasileiro com o melhor desempenho na maratona de Sevilha, que foi disputada neste domingo. O atleta completou a prova em 2h09min51s e terminou na 19.ª posição, quebrando o recorde pessoal, o recorde sul-americano entre 40 e 44 anos e garantindo qualificação para o Campeonato Mundial de Eugene, que será realizado de 15 a 24 de julho, nos Estados Unidos. No feminino, Andreia Aparecida Hessel cruzou a linha de chegada em 27.º com o tempo de 2h35min33s.

Paulo Paula tinha 2:10:08 como melhor marca, obtida também em Sevilha, em 2020, quando conseguiu índice para a maratona da Olimpíada de Tóquio. A marca mínima exigida pela World Athletics para o Mundial é de 2:11:30. Ele está em busca de participar de sua quarta olimpíada, em Paris-2024.

“Estava bem preparado, na melhor forma da minha carreira e tinha como meta o índice. Foram três meses de muito treinamento – dois em Dracena, em São Paulo, e um em Portugal, onde me adaptei ao clima de Sevilha”, disse Paulo, que terminou a prova reclamando de câimbras. “As dores começaram no km 37 e passei a sentir ‘fisgadas’ no 40. Como passei forte na meia maratona (1:04:41) deu para atingir o objetivo.”

Paulo Paula é o atleta mais velho da elite mundial das maratonas – completa 43 anos no dia 8 de julho. É treinado por seu irmão gêmeo Luiz Fernando de Almeida Paula, com consultoria de Marco Antônio de Oliveira, radicado na China há muitos anos.

“Fizemos um trabalho muito forte para atacar dois problemas que atrapalhavam o Paulo: a perda de peso e as câimbras no período de treinamento. Desta vez, conseguimos fazer uma boa preparação sem que ele reclamasse de nenhuma dor muscular”, comentou Luiz Fernando.

+Brasil conquista 11 medalhas no Sul-Americano Indoor

Tanto no masculino como no feminino a maratona de Sevilha terminou com recordes quebrados pelos vencedores. Os etíopes Alemu Megertu, no masculino, e Asrar Abderehman, no feminino, cravaram novas marcas para o percurso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Asrar Abderehman fez 2h18mn51s na competição feminina, baixando em mais de quatro minutos o rcorde que era de Juliet Chekwel, de Uganda, com 2min23s13s, estabelecido em 2020. No masculino, Asrar Abderehman quebrou o recorde da maratona de Sevilha ao fechar o percurso em 2h04min42s, baixando em apenas quatro segundos a marca do compatriota Mekuant Ayenew, também de 2020. O vencedor da prova melhorou seu recorde pessoal na maratona em quase três minutos.

Entre os brasileiros, Paulo Roberto de Paula chegou 5min09s depois do vencedor para obter o melhor resultado para o país. Já Edson Arruda Santos ficou em 52.º lugar com 2h14min35s. No feminino, além de Andreia Aparecida Hessel, que ficou a quase 17 minutos da primeira colocada, Adriana Aparecida da Silva ficou em 49.º lugar com 2h51min51s e Rosiane Xavier dos Santos foi a 51.ª com 2h53min01s.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo