Siga o OTD

Atletismo

Erik Cardoso crava 10s01 nos 100m, 2ª melhor marca da história no continente

Paulista conquistou a medalha de ouro no Brasileiro Sub-23 ficando apenas um centésimo atrás dos 10s00 de Robson Caetano da Silva obtido na Cidade do México em 1988

Erik 100m rasos
(Wagner Carmo/CBAt)

Um resultado histórico para o atletismo brasileiro na tarde deste sábado (4). O paulista Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) conquistou a medalha de ouro dos 100 m do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, com o tempo espetacular de 10s01 (2.0), recorde brasileiro e sul-americano da categoria e a segunda melhor marca da história no ranking absoluto do continente, atrás apenas dos 10s00 de Robson Caetano da Silva, de 1988, obtido na Cidade do México.

+Primeira etapa do Brasileiro Sub-23 é marcada por bicampeonatos

O resultado também é índice para ao Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, de 2022. “Não imaginei que fosse sair esses 10 segundos baixo. Deus me surpreendeu. Foi uma surpresa realmente”, disse o atleta. “Vou tentar me manter tranquilo”, observou. “O Paulo André tem 10.02”, completou, referindo-se a Paulo André Camilo de Oliveira, que correu duas vezes a marca de 10s02 e uma vez abaixo dos 10 segundos, mas com vento superior ao permitido.

“O Erik é um atleta para correr sub-10. Acreditamos muito no potencial dele e o resultado de agora só consolida o apoio que temos do SESI no nosso dia a dia. Essa marca dele é fruto do trabalho de anos. Nós acreditamos no dia a dia de cada atleta e de cada profissional que trabalha com ele”, comentou o treinador Darci Ferreira.

O carioca Lucas Rodrigues da Silva (CT Maranhão-MA) ficou em segundo lugar, com 10.27, recorde pessoal, seguido do paulista Jonathan Cardoso Bianco (Memorial-SP), com 10.32.

Erik Felipe Cardoso brilha e faz a 2ª melhor marca da história do continente nos 100 metros (Wagner Carmo/CBAt)
Erik Felipe Cardoso brilha e faz a 2ª melhor marca da história do continente nos 100 metros (Wagner Carmo/CBAt)

Prova feminina

Nos 100 m feminino, a carioca Gabriela Silva Mourão (CT Maranhão-MA) venceu, com 11.46 (0.6), seguida de Vida Aurora Manuela Evaristo Caetano (Tornado-DF), com 11.71, e de Letícia Maria Nonato Lima (CT Maranhão-MA), com 11.94.

“Fiquei muito feliz. Eu vinha trabalhando muito para correr essa marca. Mudei de treinador há 10 meses, tive alguma dificuldade, mas hoje vejo que toda essa dificuldade, todo esse momento difícil, meio chato, com distância da família, hoje tudo me mostra que valeu a pena. Agradeço meu treinador, meu fisioterapeuta e meu irmão que me tirou do Rio. Tudo valeu a pena, disse a atleta, que treina com Victor Fernandes, no NAR, e é irmã de Vitor Hugo dos Santos, um velocista com grandes resultados.

Outro recorde Sul-Americano

O paranaense Gabriel Boza (APA-SP) foi o segundo destaque da tarde deste sábado (4), atrás apenas de Erik Felipe Cardoso. O atleta de Presidente Prudente venceu a prova do salto em distância, com 8,04 m (1.6), novo recorde brasileiro e sul-americano da categoria sub-20.

Quarto colocado no Mundial de Nairóbi, em agosto, quando sentiu câimbras nas pernas e não pôde fazer os dois últimos saltos no Estádio Kasarani, no Quênia, Gabriel, de apenas 18 anos, conseguiu o recorde pessoal, superando os 7,90 m, que tinha desde 1 de maio, marca obtida em Cascavel (PR). Ele obteve a marca da sexta e última tentativa.

O recorde brasileiro e sul-americano anterior era de Higor Silva Alves, com 8,02 (1.0), desde 2013, com resultado obtido em São Paulo.

Gabriel Boza, ouro no salto distância
Gabriel Boza no Brasileiro Sub-23 de atletismo

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com o resultado, Gabriel Boza garante qualificação para o Campeonato Sul-Americano Sub-23, que será disputado nos dias 17 e 18 de outubro, em Guayaquil, no Equador, além de ficar numa excelente colocação para integrar a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos Junior, que será em Cali, Colômbia, de 25 de novembro a 4 de dezembro.

Mais resultados

Maria Victória Belo de Sena, também da APA-SP, quebrou o recorde dos 400 m do Brasileiro Sub-23, com o tempo de 52s36. O recorde anterior era de Tiffani Marinho (Orcampi-SP), com 52s80, desde 2019.

Jainy Suelen dos Santos, da AFE, de Araraquara, ficou em segundo lugar, com 56.50, seguida de Ana Luiza dos Santos, do Centro Olímpico-SP, com 57.57.

Nos 400 m masculino, João Henrique Falcão Cabral, do CT Maranhão-MA, que esteve na equipe do revezamento 4×400 m misto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, venceu a prova, com 46s96, seguido de Douglas Hernandes Mendes da Silva (Balneário Camboriú-SC), com 46.98, e de Bruno Benedito da Silva (Orcampi-SP), com 47.20.

Outra atleta olímpica no Brasileiro Sub-23 de atletismo é Ketiley Batista (ASPMP-SP), que venceu os 100 m com barreiras, com 13.30 (1.4), mantendo os bons resultados da temporada. Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP), que representou o Brasil no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto, ficou em segundo lugar, com 13.93, seguida de Larissa Brito Candido (SESI-SP), com 14.18.

Mais em Atletismo