Siga o OTD

Atletismo

Na preparação olímpica, Gabriel Constantino é 3º na Polônia

Bronze nos 110m com barreiras foi assegurado em 13s59 no Memorial Janusza Kusocinski, em Cherzow

(Wagner Carmo/CBAt)

Na preparação olímpica, Gabriel Constantino é 3º na Polônia

Na preparação para a Olimpíada de Tóquio, Gabriel Constantino foi o destaque do atletismo brasileiro neste domingo ao ficar na terceira posição na disputa dos 110 metros com barreiras na 67ª edição do Memorial Janusza Kusocinski, realizado em Cherzow, na Polônia.

No evento válido pela série prata do World Athletics Continental Tour, Gabriel Constantino cravou o tempo de 13s59. O triunfo foi do francês Wilhem Belocian, campeão mundial sub-20 em 2014, com 13s35. O polonês Damian Czykier levou a prata, com 13s46.

Nos 100m, Rosangela Santos foi a quinta colocada com o tempo de 11s51, somando pontos para o ranking de World Athletics para os Jogos de Tóquio. Gina Bass, de Gâmbia, levou o ouro, com 11s17 , seguida da polonesa Ewa Swoboda, com 11s20, e da italiana Vittoria Fontana, com 11s36

+ Sem índice, Tatiane da Silva é 3ª colocada no Meeting de Madri

Além de Gabriel Constantino e Rosangela, outros brasileiros que estão no Camping Internacional de Treinamento e Competição, na cidade de Rio Maior, em Portugal, também participaram de competições neste domingo.

Alguns deles estiveram no Meeting de Braga, em Portugal, realizado sob chuva, vento e frio de 15ºC. Felipe Bardi dos Santos foi o campeão dos 100m, com 10s42. Jorge Vides e Derick Souza, se classificaram para a final, mas não competiram por causa do mau tempo. Jorge venceu a sua série semifinal, com 10s50, enquanto Derick ficou em segundo na primeira série, com 10s63 .

No salto em distância, Samory Uiki levou o bronze, com 7,15 metros. E no lançamento do disco, Andressa Oliveira de Morais também foi a terceira colocada, com 57,88m.

No Brasil

 O I Meeting Internacional Rumo a Tóquio de Atletismo, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, em Bragança Paulista (SP), serviu para competidores somarem pontos para o ranking olímpico da World Athletics ou mesmo participarem em busca de ritmo para os Jogos.

Mesmo qualificado para Tóquio, Darlan Romani, competiu e venceu a disputa do arremesso do peso, com 20,86m, a sua melhor marca na temporada, Willian Denilson Venâncio Dourado terminou em segundo lugar, com 19,95m, seguido de William Braido, com 19,36m.

“É hora de colocar a cabeça na competição. Fui melhor agora do que no Troféu Brasil. O objetivo é melhorar competição por competição. Treinar é uma coisa e competir é outra”, disse Darlan. “Estou treinando tudo, não dá para concentrar nos detalhes. O importante é chegar bem à Olimpíada”, completou.

Nos 110m com barreiras, prova dominada no país por Gabriel Constantino, Rafael Henrique Campos Pereira venceu com 13s42. Eduardo de Deus, já qualificado para os Jogos de Tóquio, terminou em segundo lugar, com 13s51, seguido de Matheus Nunes Rocha, com 13s95.

“Acho muito difícil sair da Olimpíada porque estou bem no ranking por pontos. Espero correr abaixo dos 13.30, que é o índice, mas claro que espero a convocação oficial”, disse Rafael. “Estou errando na terceira e na quarta barreiras. Preciso melhorar para quarta-feira porque o objetivo é fazer o índice.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK 

Rodrigo Nascimento venceu os 100m e os 200m com 10s26 e 20s75, respectivamente. No lançamento do martelo, a recordista brasileira Mariana Grasielly Marcelino foi a ganhadora com 66,63m, seguida de Anna Paula Magalhães Pereira, com 60,13m, e de Ana Lays Bayer, com 55,15m.

Nos 400m, Tiffani Marinho ganhou em 52s55. Tabata Vitorino de Carvalho ficou em segundo lugar, com 52s75, seguida de Giovana Rosália dos Santos, com 53s82. Chayenne Pereira da Silva, venceu nos 400m com barreiras, com 56s18. Por sua vez, Wellinton Fernandes da Cruz Filho, no lançamento do disco, marcou 62,58m para triunfar. Já Eliane Martins atingiu 6,80m e venceu o salto em distância, mas o vento acima do permitido não permitiu a validação da marca.

O II Meeting Internacional Rumo a Tóquio será na quarta-feira, também em Bragança Paulista.

Mais em Atletismo