Siga o OTD

Atletismo

Disputa simultânea em sete estádios marca volta da Liga Diamante

Espalhados por seis países, trinta dos maiores nomes da modalidade vão competir à distância em oito modalidades diferentes nos Jogos da Inspiração

Atletismo Jogos da Inspiração
Renaud Lavillenie será um dos participantes do Jogos da Inspiração (divulgação/IAAF)

As competições de atletismo já têm data para voltar. No próximo dia 9 de julho, serão realizados os Jogos da Inspiração, evento-exibição da Liga Diamante que ocorrerá de maneira remota em sete estádios diferentes.

Contando com a participação de grandes nomes do atletismo mundial, a competição foi organizada de uma maneira inusitada. Por conta da pandemia do coronavírus, as disputas acontecerão com 30 atletas espalhados pelo planeta com os resultados sendo ligados para efeito de comparação e de disputa.

+O caminho de resiliência e superação até a medalha olímpica

Além de Zurique, que será a sede principal do evento e onde estará o centro de controle da competição, os atletas estarão espalhados entre Aubière (França), Brandenton / Flórida (Estados Unidos), Karlstad (Suécia), Lisboa (Portugal), Papendal / Arnhem (Holanda) e Walnut / Califórnia (Estados Unidos).

Os Jogos da Inspiração serão compostos por oito modalidades do atletismo, sendo quatro para cada naipe. Entre os homens as competições serão de 100 e 200 metros rasos, salto triplo e salto com vara. Já as mulheres disputarão os 150 m, 300 m com obstáculos, salto com vara e 3×100 m.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Sem poder contar com um número muito alto de competidores, cada modalidade terá um total de três participantes. Mesmo assim, o nível da promete ser altíssimo, já que os 30 competidores somam 27 medalhas olímpicas e 62 em mundiais de atletismo. Dentre os nomes importantes já confirmados estão Allyson Felix e Christian Taylor, ambos dos Estados Unidos, Renaud Lavillenie, da França.

Apesar da distância entre as sedes, os Jogos da Inspiração serão realizados de forma simultânea e oferecerão uma experiência diferente para o fã de atletismo que acompanhará o evento pela televisão.

Normal em agosto?

Com a explosão da pandemia de coronavírus no mundo todo, o calendário do atletismo foi bastante afetado, incluindo o cancelamento de vários Meetings. No início de maio, a Liga Diamante anunciou calendário provisório para o segundo semestre de 2020, com previsão de retorno para meados de agosto, além de um novo formato de competição de atletismo.

Mais em Atletismo