Siga o OTD

Atletismo

Bronze em Pequim, Codó lança projeto de atletismo no Maranhão

CT Maranhão/Pé de Asa foca na formação de atletas olímpicos, mas já conta com sete nomes de peso do atletismo brasileiro

Codó - Atletismo - CT Maranhão/Pé de asa - Maranhão
Codó foi bronze no revezamento 4x100 m em Pequim 2008 (Wagner Carmo/CBAt)

Após herdar a medalha de bronze no revezamento 4×100 m em Pequim 2008, com a desclassificação do time jamaicano, José Carlos Moreira, o Codó, quer continuar ajudando o atletismo brasileiro. Mas desta vez, fora das pistas. Ao do treinador e ex-atleta Fernando Donatan Braga, Codó lançará seu novo projeto, o CT Maranhão/Pé de Asa, que pretende formar uma equipe de atletismo no estado.

“Temos um sonho de transformar o atletismo do estado do Maranhão. Sabemos o potencial e as dificuldades que os praticantes do atletismo enfrentam aqui no estado. Muitos talentos são perdidos sem patrocínio, sem equipe. O Donatan e eu sabemos, vivenciamos muitas coisas e podemos ajudar esses jovens. Estamos aqui para somar e fazer o atletismo maranhense crescer. E que cada vez mais gente possa sair daqui e fazer história ao redor do mundo”, destacou em entrevista à Agência Brasil.

+Título mundial do revezamento 4×100 m completa um ano

Por enquanto, o projeto já tem quatro bases definidas no Maranhão: na capital São Luís, Caxias, Timon e Codó, cidade natal do idealizador do projeto. Assim, o CT Maranhão/Pé de Asa vai contar com recursos captados através da lei estadual de incentivo ao esporte. Codó espera apenas o fim da pandemia de coronavírus para lançar de vez o seu sonho.

“A gente quer que o projeto cresça futuramente para que outros atletas possam ter condições de participar com a gente. A ideia é de crescimento, temos apoio estadual e estamos muito felizes pelo reconhecimento”, celebrou Codó.

Equipe de peso

Apesar do foco na base, equipe do projeto CT Maranhão/Pé de Asa já conta com alguns nomes de peso do atletismo de alto rendimento. São sete atletas da elite nacional, dois deles com índice olímpico: Alexsandro Nascimento Melo (salto triplo) e Eduardo de Deus (110m com barreiras). Apesar de defenderem o clube maranhense, os sete atletas vão continuar treinando em suas bases, principalmente no eixo Rio-São Paulo.

Outro integrante da equipe do CT Maranhão/Pé de Asa é Bruno Lins, que também estava no time medalhista olímpico do Brasil de Pequim 2008. Além de Bruno, três fortes velocistas estão no grupo: Vitor Hugo dos Santos, Flávio Gustavo Barbosa e Rodrigo Nascimento, que foi titular do Brasil no título do Mundial de Revezamento do ano passado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A equipe é muito forte. Temos alguns dos principais nomes do Brasil na atualidade e possivelmente muitos deles estarão nos Jogos de Tóquio do ano que vem. Sou muito feliz por tê-los com a gente. Queremos mostrar que o Maranhão é uma potência no atletismo nacional”, completou Codó.

Bronze herdado

Codó - atletismo - CT Maranhão/Pé de Asa - Maranhão - Pequim 2008
Codó durante a prova dos 100 metros rasos em Pequim 2008 (Washington Alves / COB)

Codó também relembrou o momento em que recebeu a medalha de bronze referente ao revezamento 4×100 m das Olimpíadas de Pequim 2008. Na ocasião, o time brasileiro ficou em quatro lugar, mas acabou herdando o terceiro após a Jamaica ser desclassificada por doping do atleta Nesta Carter.

No ano passado, Codó, Bruno Lins, Sandro Vieira e Vicente Lenílson foram à Suíça e enfim receberam a honraria, em cerimônia especial no Centro Olímpico de Lausanne.

“Foi uma emoção única. Se tornar medalhista olímpico, depois de passar por uma angústia de anos… Não foi a mesma emoção de estar subindo no pódio dentro do estádio olímpico, mas a emoção foi grande. Passaram vários filmes na cabeça. Aquele momento foi muito emocionante e foi feita a justiça com a nossa equipe”, comemorou.

Mais em Atletismo