Siga o OTD

Atletismo

Rosangela Santos vai à semi do Mundial com 3º tempo dos 100m

Rosângela Santos atletismo

Rosangela Santos foi o principal destaque do Brasil na manhã deste sábado no Mundial de atletismo, que está sendo disputado em Londres. A brasileira venceu sua série com 11s04, igualando sua melhor marca pessoal e garantindo a classificação para a semifinal como a terceira mais rápida. Ela ficou atrás apenas de Gina Lückenkemper, da Alemanha, única a baixar dos 11 segundos com 10s95, e de Elaine Thompson, da Jamaica, que fez 11s00, e terminou empatada com Murielle Ahouré, da Costa do Marfim.

+ VEJA O QUADRO DE MEDALHAS DO MUNDIAL DE ATLETISMO

“Estou muito feliz. Eu estava preocupada que esse tempo não estava saindo. Estava batendo sempre em 11s20. Estou muito feliz de ter feito o meu melhor resultado e vamos ver amanhã (quando serão disputadas a semifinal e a final). Eu treinei, estou preparada para dar seis porradas e mais o revezamento. Vim para dar o meu melhor em todas as séries”, afirmou a brasileira depois da prova.

Thiago André vai à semifinal

Nos 800m, Thiago André se classificou para a semifinal ao completar sua série em terceiro lugar com o tempo de 1min47s22. O brasileiro, que tem como recorde 1min44s81, ficou com a 28ª. colocação geral e terá que melhorar seu desempenho na semifinal se quiser chegar até a final. Se tivesse repetido sua melhor marca, teria sido o mais rápido das eliminatórias, fato que dá uma boa esperança para a próxima fase.

“A prova foi muito devagar, muito mais do que a gente esperava, porque achei que com um cara de 1min43 na bateria a corrida ia ser bem forte”, diz Thiago, que corre seu primeiro Mundial adulto. “Mas aí acabou um esperando o outro. Eu fiz do jeito que o Ricardo (D’Angelo, seu técnico) pediu: acompanhei o queniano e, nos últimos 300 metros, dei uma mexidinha para ver quem estava bem. Quando entrei nos últimos 100 metros, vi no telão que eu estava solto, sabendo controlar, então só administrei e me classifiquei entre os três primeiros”

Brasileiros não avançam

A decepção foi Darlan Romani. Depois de ser finalista na Olimpíada do Rio de Janeiro, o brasileiro ficou longe de suas melhores marcas e não conseguiu se classificar para a final do arremesso de peso. O atleta marcou apenas 20m21 e ficou apenas na 15ª. colocação entre 32 participantes, dos quais apenas os 12 melhores avançaram para brigar por medalhas. Se tivesse repetido seu melhor desempenho (21m82 obtidos em junho no Troféu Brasil), ele teria se classificado em segundo lugar.

“Hoje eu acabei não acertando a prova. Peço desculpas a todo o Brasil, que estava torcendo por um bom resultado, mas infelizmente acontece. Infelizmente é um dia e a gente não é máquina. Acabei não acertando. Encontrei umas pedras pelo caminho, foi meio conturbado. Acontecem uma série de coisas, que todo mundo passa, vamos levantar a cabeça e seguir em frente”, lamentou Darlan Romani, que terminou em quinto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Nos 400m, Lucas Carvalho ficou em sexto lugar em sua eliminatória com 45s86 e acabou não conseguindo avançar no Mundial de atletismo. Assim como Darlan Romani, o atleta não conseguiu superar sua melhor marca, que é de 45s37, e não gostou da prova que fez. “Eu travei no final. Não consegui muito entender muito a minha corrida hoje. Não sei. Acho que comecei bem, mas no final não consegui. Acabei travando muito e chegando sem velocidade”, lamentou o atleta que terminou em 28º. lugar.

No salto triplo feminino, Tânia Ferreira da Silva ficou em 21º. lugar com 13m74. Ela precisava ter ultrapassado a barreira dos 14m para conseguir se classificar para a final. A melhor marca dela foi 14m13, obtida em julho deste ano. Se a tivesse repetido, teria ficado em décimo.

No heptatlo, após as quatro primeiras provas (100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m), a brasileira Tamara Alexandrino, do Pinheiros, treinada por Liliana Lohmann, está na 19ª colocação, com 3.552 pontos. Vanessa Chefer, também do Pinheiros, treinada por Ricardo Barros, é a 29ª, com 3.222 pontos.

Primeiro dia – Na abertura do Mundial de Londres, nesta sexta-feira (4), o paulista Paulo Sergio Oliveira não passou para a final deste sábado da prova do salto em distância. Ele saltou 7,53 m (0.3), em sua primeira tentativa, e terminou na 13ª colocação no Grupo B de qualificação.

O campeão brasileiro e sul-americano lamentou não saltar melhor. “Senti um pouco as costas travadas, e infelizmente não deu para conseguir o resultado desejado, que era a classificação para a final”, afirmou o atleta da B3 Atletismo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo