Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-20 de atletismo é confirmado em Cuiabá

Competição é a última tentativa para atletas buscarem índice para o Mundial da categoria

(Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização do Campeonato Brasileiro Sub-20, de 12 a 14 de junho, na nova pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT UFMT), em Cuiabá.

O Brasileiro Sub-20 é um dos mais importantes torneios de atletismo organizados no País. No ano passado, em Bragança Paulista (SP), a competição reuniu 645 atletas de 109 clubes de todas as regiões do Brasil.

“É muito importante que Centro-Oeste receba uma competição nacional. A pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal é de primeiro mundo. O Mato Grosso tem diamantes para serem lapidados pelos excelentes profissionais da área de educação física do Estado”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

A competição será a última tentativa para os atletas buscarem índice para o Campeonato Mundial da categoria, que será disputado de 7 a 12 de julho, em Nairóbi, no Quênia. A data limite para a obtenção de marcas mínimas, segundo os critérios de convocação da CBAt, é 14 de junho.

Inspirado em Joaquim Cruz

Um dos já confirmados para a competição é o atleta Eduardo Ribeiro, o Dudu. O mineiro conseguiu correr duas vezes a prova dos 800m abaixo do índice exigido pelo World Athletics (ex-IAAF) para o Mundial.

No Torneio FPA Sub-20 e Adulto, Dudu completou as duas voltas na pista em 1min50s55, superando a marca mínima de 1min50s80. No último sábado (7), na mesma competição, completou a prova em 1min48s96.

“Estou muito feliz por ter quebrado meu recorde pessoal duas vezes nas duas primeiras competições do ano”, disse o atleta nascido em Lavras (MG), descoberto num teste de escola pelo falecido técnico Fernando Roberto de Oliveira, do CRIA Lavras, aos 12 anos. “Estou há um ano treinando em Bragança Paulista, com o professor Clodoaldo Lopes do Carmo, e acho que posso melhorar muito.”

O jovem de 19 anos também usa a companhia dos colegas de treino e Joaquim Cruz como motivação. “Antes treinava sozinho, mas agora estou mais motivado e acho que posso correr na casa dos 1min46s ou 1min45s e brigar por uma medalha em Nairóbi. Sei que vai ser difícil correr como o Joaquim Cruz, mas quero chegar perto dele. Li o livro dele e fiquei mais motivado”, contou.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Com o segundo grau concluído, ele tirou este ano para treinar e competir. “Em 2021, quero fazer faculdade de Educação Física”, afirmou o corredor, que divide uma casa com outros quatro atletas na cidade. Eduardo volta à pista neste sábado (14/3), em Bragança Paulista, em nova etapa do Torneio FPA. “O objetivo é conseguir um tempo melhor, já que a pista de Bragança está melhor do que a de São Bernardo”, concluiu.

Além de Dudu, Lucas Conceição (100/200m), Caio de Almeida (400m c/ barreiras), Jéssica Vitória (400m c/ barreiras) e Lissandra Maysa (salto em distância) também têm índice para participar do Mundial Sub-20.

Mais em Atletismo