Siga o OTD

Atletismo

Brasileira é bronze nos 400m no Mundial Sub-18 em Nairóbi

Giovana Rosália dos Santos conquistou o bronze nos 400m em Nairóbi, no Quênia. A brasileira disputa o Mundial Sub-18 de Atletismo.

O Brasil garantiu a sua primeira medalha no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo. O torneio é realizado em Nairóbi, no Quênia. A atleta Giovana Rosália dos Santos conquistou o bronze nos 400m. Com o resultado, o Brasil assume a 19ª posição no quadro de medalhas.

Giovana cruzou a linha de chegada na marca dos 53s59, seu melhor tempo na carreira. Ela foi superada pela tcheca Barbora Malíková, que conquistou o ouro com a marca de 52s74. A prata ficou com Mary Moraa, do Quênia, com 53s31.

A brasileira liderou boa parte da prova, mas perdeu o ritmo na etapa final. Por dois segundos ela não foi superada pela atleta Doneisha Anderson, das Bahamas.

Nascida a cidade de Assis, no interior paulista, a 8 de agosto de 2000, Giovana mora e treina em Presidente Prudente (SP). Ela chorou muito após cruzar a linha de chegada e ver que havia conquistado a medalha e batido o recorde brasileiro.

“Esperava o resultado, mas é um alívio quando você vê que conseguiu alcançar um objetivo”, disse a atleta por telefone. “Agora, quando voltar para casa, quero cobrar o churrasco que apostei com o Inaldo (Inaldo Sena), meu treinador, de que iria quebrar o recorde”, prosseguiu Giovana.

Giovana treina com Inaldo há três anos, na pista da UNESP. Começou nos 100 m e nos 200 m, mas desde 2015 deu preferência aos 400 m. No ano passado, teve uma experiência difícil ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito e passar por cirurgia e ficar meses sem treinar.

Atleta do FCTE, de Presidente Prudente, tinha como melhor resultado pessoal a marca de 54.43, obtida em Campinas (SP), no dia 20 de maio passado. Já o recorde brasileiro sub-18 pertencia a Amanda Fontes Dias, desde o dia 2 de setembro de 2000, com 54.27.

400m masculino

No masculino, Bruno Benedito da Silva ficou de fora do pódio. Ele cruzou a linha de chegada na sexta posição, com o tempo de 47s15. O seu melhor tempo na carreira era de 46s87.

O ouro ficou com o jamaicano Antonio Watson, com a marca de 46s59. O atleta Daniel Williams, da Guiana, ficou com a segunda posição, na marca de 46s72. Por fim, Colby Jennings das Ilhas Turcas e Caicos ficou com o bronze, com o tempo de 46s77. Ele teve a mesma marca do quarto colocado, o jamaicano Anthony Cox.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Atletismo