Siga o OTD

Atletismo

Brasil garante ouro nos 100m e prata nos 4x100m em Lausanne

lausanne
Foto: Reprodução / Facebook / Rosângela Santos

A velocista Rosângela Cristina Oliveira Santos venceu os 100m no início da tarde desta quinta-feira (6) na disputa da Athletissima em Lausanne, na Suíça. A medalhista olímpica de bronze alcançou a marca de 11s21, 0s01 acima do seu melhor tempo na temporada.

A segunda colocação na prova ficou com a holandesa Naomi Sedney (11s28). O bronze foi para a suíça Salomé Kora (11s36). A outra brasileira na prova, Ana Claudia Lemos, ficou com a sétima posição. Ela completou os 100m na marca de 11s48. O tempo foi 0s03 a mais do que o da sexta colocada, a suíça Cornelia Halbheer.

Revezamento 4x100m

A equipe brasileira ficou com a prata no revezamento 4x100m feminino. O grupo, formado por Andressa Fidelis, Ana Claudia Lemos, Vitoria Rosa e Rosângela Cristina Santos, conseguiu o tempo de 42s97.

As brasileiras foram superadas pela Suíça, que conquistou o recorde nacional com o tempo de 42s53. O bronze ficou com a Holanda, que cruzou a linha de chegada aos 43s07.

O Brasil agora é o quinto colocado no ranking olímpico da IAAF. O melhor resulado anterior da equipe em 2017 foi o tempo de 43s12 em junho, durante o Campeonato Sul-Americano de Atletismo no Paraguai.

Arremesso de peso

O brasileiro Darlan Romani não se apresentou bem e foi eliminado após o terceiro arremesso na competição. Romani queimou as duas primeiras tentativas e, na terceira, conseguiu a marca de 20m07. Dentre as provas disputadas por brasileiros, apenas o arremesso de peso era válido para a Diamond League da IAAF, a Federação Internacional de Atletismo.

Com o resultado, ele ficou com a última posição no torneio. A liderança ficou com o norte-americano Ryan Crouser. O atleta conseguiu arremessar na marca dos 22m39. Ele foi seguido pelo neozelandês Tom Walsh (21m97) e o tcheco Tomás Stanek (21m36).

Rosangela Santos, Vitoria Rosa e Darlan Romani estão fazendo Camping Internacional de Treinamento em Macolin, na Suíça, numa parceria entre a CBAt e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos do Programa CAIXA de Campings de Treinamento e da Lei Agnelo/Piva.

A próxima etapa da Diamond League será em Londres no próximo domingo (9). Os Anniversary Games reunirão os principais nomes do atletismo mundial na capital britânica cerca de um mês antes de Londres receber o Mundial da modalidade.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Atletismo