Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mundial Paralímpico de Atletismo começa dia 7 em Dubai

A nona edição do campeonato vai até o dia 15 e conta com 43 atletas dos quais 11 competem em provas de campo

Elizabeth Gomes, no lançamento do disco
(Leandro Martins/CPB/Mpix)

A nona edição do Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo será realizada no Dubai Club for People of Determination, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 7 e 15 de novembro. A Seleção Brasileira contará com 43 atletas dos quais 11 competem em provas de campo.

“A nossa expectativa para o Mundial Paralímpico de Atletismo é muito boa, porque todos os nossos atletas de campo têm condições de brigar por medalha independente da cor”, comentou João Paulo Alves da Cunha, técnico dos atletas de campo do Brasil.

“A gente vê nitidamente que houve uma evolução na modalidade, o que é uma prova do trabalho que tem sido desenvolvido até mesmo para a descoberta de novos atletas, que não foram convocados, mas ficaram bem próximos e podem ir a Tóquio. Os atletas que vão são exemplo para os outros, em quem eles podem se inspirar e saber até onde um atleta paralímpico pode chegar”, acrescenta o treinador.

A paulista Elizabeth Gomes tem esclerose múltipla e é recordista mundial no lançamento de discos e no arremesso de peso da classe F52. Dubai, será o terceiro Mundial Paralímpico de Atletismo da atleta.

“O campo, há alguns anos, teve bastante mudança e progresso, principalmente se tratando da visibilidade. Acredito que ocorreu porque os atletas vêm se destacando e atingindo ótimos resultados. Antes era a pista que tinha mais visibilidade e até um pouco mais de atenção. Hoje podemos dizer que está de igual para igual e com excelentes atletas de campo e pista”, relatou Beth Gomes, que aos 54 anos é a atleta mais velha da Seleção que irá para Dubai.

Em agosto, 60 competidores do atletismo participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que conquistaram 82 medalhas, sendo 33 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze. Estarão em Dubai 36 dos atletas brasileiros que estiveram no Peru. No Parapan, os lançadores e arremessadores foram responsáveis por 39% das medalhas: 13 ouros, nove pratas e dez bronzes.

Entre os atletas brasileiros se destacam os paulistas Thiago Paulino e Claudiney Batista e a baiana Raíssa Machado. Os três faturaram uma medalha de ouro no Parapan de Lima. Raíssa no lançamento de dardo da classe F56, Thiago no arremesso de peso das classes F56/F57 e Claudiney no lançamento de disco da classe F56, além de uma prata no arremesso de peso F56/F57.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

A última edição do Mundial Paralímpico de Atletismo foi realizada em julho de 2017, em Londres. Nesta competição, o Brasil ficou no 9º lugar do quadro geral de medalhas.

A equipe nacional foi composta por 25 atletas e conquistou 21 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e seis de bronze. Os atletas do campo subiram ao pódio oito vezes para receber quatro ouros, três pratas e um bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia