Siga o OTD

Atletismo

Equipe Sub-20 mira campanha histórica no Pan da categoria

Alison Santos coronavírus atletismo
Foto: Daniel Sigaki/CBAt

O Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será disputado desta sexta-feira (19/7) a domingo (21/7), no Estádio Olímpico de San José, na Costa Rica, é a competição mais forte da categoria em 2019. O evento reúne 458 atletas de 36 países, com destaque para os Estados Unidos, que escreveram 86 atletas, a maior delegação entre os participantes.

O Brasil terá uma equipe com 25 representantes, sendo 17 homens e 8 mulheres, todos com índices exigidos pelos organizadores da competição. O objetivo é melhorar a campanha de 2017, em Trujillo, no Peru, quando a equipe conquistou nove medalhas (uma de ouro, três de prata e cinco de bronze).

Confira programação do Pan-Americano Sub-20 de Atletismo.

O paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) é uma das grandes atrações do Brasil e do Pan-Americano Sub-20 de Atletismo. Ele está inscrito nos 400 m com barreiras e no revezamento 4×400 m e participa como um dos credenciados ao ouro. Nos 400 m com barreiras, por exemplo, é o líder do Ranking Mundial Sub-20 da IAAF, com 48.57, marca obtida na conquista da medalha de ouro na Universíade de Nápoles, na semana passada, na Itália. A marca ainda é a quinta melhor no Ranking Mundial Adulto, além de ser recorde sul-americano da categoria até 19 anos.

Outro grande registro de Alison na temporada foi a medalha de ouro nos 400 m do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, com 45.78 – quinto melhor tempo no Ranking da IAAF da categoria.

“Quero tentar melhorar a marca da Universíade, o recorde sul-americano sub-20 e quebrar o recorde do torneio”, disse o atleta, de 19 anos, orientado por Felipe de Siqueira da Silva, treinador-chefe da delegação na Costa Rica.

Felipe, aliás, acredita que o Brasil pode obter bons resultados nos três dias de competição. Nos 400 m com barreiras, destaca Alison e Caio Teixeira (Centro Olímpico). “O Caio vem fazendo bons resultados e é o quinto colocado no Ranking Pan-Americano da categoria” afirmou.

Com base nas estatísticas, o treinador do Pinheiros destaca ainda Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), vice-líder do Ranking dos 400 m com barreiras, além de Luís Fábio Rodrigues (CTPI) no arremesso do peso (terceiro colocado), Luiz Mauricio Dias (UFJF), no lançamento do dardo (terceiro lugar), Alan Christian de Falchi (IEMA São /Bernardo) no lançamento do disco (quinta colocação) e Andrielle Zander (ASA São Ludgero), no salto em distância (terceira marca entre as inscritas).

Com exceção de Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), que só chegaria no final da tarde a São José, e de Alan Falchi, cuja preparação ocorreria no Ciemhcavi Track Heredia (disco), os outros atletas treinariam no Estádio Olímpico, palco na competição.

Mais em Atletismo