Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhistas de Toronto buscam nova chance no Parapan

O saltador Flávio Reitz e a nadadora Mariana Gesteira vão participar da etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil, em Curitiba

Daniel Zappe / MPIX / CPB

O saltador Flávio Reitz (classe T42) e a nadadora Mariana Gesteira (classe S10), medalhistas de prata no Parapan-Americano de Toronto em 2015, vão participar neste fim de semana da etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação.

A competição será na Universidade Positivo, em Curitiba, sábado (13) a domingo (14) e reúne 475 atletas do atletismo e da natação.

“É preciso fazer um bom trabalho aqui em Curitiba para nas nacionais ter a oportunidade de subir no ranking e brigar por vagas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019″, explica Flávio Reitz, do salto em altura. “Os critérios de entrada estão elevadíssimos. Primeiro preciso fazer parte da equipe e depois brigar pelo pódio em Lima”, acrescentou.

Mariana Gesteira, que foi ao pódio nos 100m costas em Toronto, também participará do Open em São Paulo para disputar uma vaga no Parapan-americano de Lima 2019.

Já o halterofilismo, que tem caráter nacional, começou nesta sexta, 12. A paraibana Maria Luzineide, da categoria até 50kg, repetiu a boa atuação realizada em João Pessoa e ficou com a primeira colocação após levantar 86kg. A jovem mineira Lara Aparecida, ouro na categoria júnior na Copa do Mundo de Dubai deste ano, venceu na categoria até 41 kg em Curitiba após levantar 80 kg.

O Circuito

O Circuito Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.

Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

A Regional Rio-Sul chega a Curitiba depois de outras três etapas: em São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro, o estágio Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março, e a etapa Centro-Leste, em Uberlândia (MG), nos dias 30 e 31 de março.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia