Siga o OTD

Atletismo

Gari defende a seleção brasileira no mundial de Cross Country

Delegação segue nesta quarta-feira para a Dinamarca para a disputa de uma importante competição da IAAF. O Brasil terá duas equipes – adulta masculina e sub-20 feminina -, qualificadas no Sul-Americano de Guayaquil

O mineiro Johnatas Cruz, gari de profissão em São Paulo, é destaque da seleção brasileira de Cross Country que embarca nesta quarta (27) para Aarhus, na Dinamarca. Lá ele disputará o Campeonato Mundial da modalidade no sábado (3o).

Além dele, a delegação é composta por mais três atletas no adulto masculino e quatro no sub-20 feminino.

Johnatas Cruz, 28 anos de idade, descobriu as corridas de rua em 2016 e vai para a Europa pela primeira vez. No final de fevereiro saiu do país pela primeira vez para disputar o Sul-Americano de Guayaquil, Equador.

“Meus sonhos estão começando a se realizar. Vou lá fazer o melhor. Deve estar frio, mas a gente se vira”, disse o mineiro de São Pedro dos Ferros.

Objetivo é ganhar experiência

As vagas para o mundial foram conquistadas em Guayaquil. A equipe masculina adulta venceu a prova dos 10 km, com 21 pontos, superando o Peru, segundo colocado, com 22. A equipe feminina sub-20 teve mais tranquilidade na prova dos 6 km, somando 37 pontos. O Peru ficou em segundo lugar, com 41.

“Estamos levando uma equipe jovem, que vai disputar um grande evento internacional pela primeira vez. O objetivo é adquirir experiência internacional e ver de perto os melhores atletas do mundo do cross country”, comentou o treinador Alex Sandro Lopes. “Pessoalmente, acho que as meninas têm um time mais encorpado, devem correr juntas e conseguir uma colocação melhor por equipes. No adulto masculino, a situação é bem mais difícil.”

Além dos oito atletas convocados, a delegação brasileira terá no Mundial de Aarhus o chefe Marcos Paulo de Andrade (RS), a médica Helena Vitória de Oliveira de Camargo (SP), o fisioterapeuta Nelson Guarnier Filho (SP) e os treinadores Alcides dos Santos Gonçalves Neto (SP) e Alex Sandro de Jesus Lopes (SP).

Os atletas da delegação de Cross Country

Adulto – masculino – 10 km
Johnatas Cruz (Guarulhos-SP)
André Ramos de Souza (Barra do Garças-MT)
Nicolas Antonio Gonçalves (Orcampi Unimed-SP)
Glenison Gilbert de Carvalho (UFJF-MG)

Sub-20 – feminino – 6 km
Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA-SP)
Leticia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP)
Bianca Vitória dos Santos (FAE Osasco-SP)
Maria Lucineida Moreira (Projeto Campeão-PE)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo