Siga o OTD

Atletismo

Sandrafelis Tuei e Belay Bezabh vencem a São Silvestre de 2018

Queniana e etíope mantém a tradição e vencem a mais famosa prova de corrida da América Latina

Divulgação

Em mais um 31 de dezembro, as ruas de São Paulo foram abertas para os corredores da elite mundial disputarem a tradicional prova de São Silvestre. Mais uma vez, os atletas de origem africana saíram com a vitória no feminino e masculino. Entre as mulheres, Sadrafelis Tuei ficou com a vitória, já na disputa entre os homens o título ficou com o etíope Belay Bezabh.

Na prova feminina, mais uma vez as atletas estrangeiras foram dominantes durante todos os 15 km. Pauline Kamuru, do Quênia, não foi incomodada durante a maior parte tempo, mas nos últimos metros foi surpreendente Sandrafelis Tuei, também queniana, conseguiu a ultrapassagem na subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e partiu para a vitória. Na terceira colocação duas corredores da Etiópia fizeram uma disputa emocionante, com vantagem para Mestawut Truneh. Completaram as cinco primeiras colocações Esther Kakuri, da Etiópia, e mais uma queniana Birthukan Alemu A melhor brasileira foi Jenifer Nascimento Silva que terminou a prova na oitava colocação.

Diferente da prova feminina, o masculino teve um certo equilíbrio nos primeiros 10km. Com um grupo de cerca de cinco corredores se mantendo na liderança da prova. Contudo, nos últimos cinco mil metros, mais uma vez, os atletas africanos conseguiram se manter na frente e partiram para a vitória. Na reta final, Belay Bezabh, da Etiópia, venceu a disputa com Dawitt Admasu, do Bahrein e ficou com o primeiro lugar. Completaram o pódio, Andework Tadese, da Etiópia, Emmanuel Gisamoda, da Tanzânia, e Maxwell Rotich, de Uganda. Giovanni dos Santos foi o melhor brasileiro na prova masculina e ficou na oitava colocação.

Mais em Atletismo